sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Fique ligado!


Fiquem ligados!

.

 #CardAcessível: O banner tem as cores: azul, branco, amarelo e preto. Ao fundo com transparência podemos enxergar uma roda de cadeira de rodas. Na imagem podemos ler as informações: “Vacinação #covid19” “Pontos de vacinação para gestantes a partir dos 18 anos e adolescentes* de 12 a 17 anos com deficiência ou síndromes” “vacinação dos adolescentes ocorre por meio de agendamento” “Região central: UBS 1 da asa sul /UBS 2 da asa norte / UBS 2 do cruzeiro” “Região Sudoeste: UBS 3 de Taguatinga / UBS 12 de samambaia / UBS 4 da samambaia / UBS 2 do recanto das Emas” “Região Centro Sul: UBS 1 do guará / UBS 1 do N. Bandeirante / UBS 1 do Riacho Fundo 2” “Região Sul: UBS 1, 3 e 5 do gama / UBS 1 e 2 de Santa Maria” “Região Norte: Centro olímpico de planaltina / UBS 1 de Sobradinho / UBS 5 de planaltina / Reg. De Ens. Sobradinho 2” “Região Leste: UBS 1 do Paranoá / UBS 2 do Itapoã / UBS 2 de São Sebastião” “Região Oeste: UBS 1 de Brazlândia / UBS 3, 7 e 17 de Ceilândia”. No canto inferior direito temos a logomarca da Secretaria de Saúde do DF. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #adolescentes #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

 

Vacinação Covid-19 para jovens de 12 a 17 anos


 Confira as condições do agendamento!

.

#CardAcessível: O banner tem as cores: azul, branco, amarelo e preto. Ao fundo com transparência podemos enxergar uma roda de cadeira de rodas. Na imagem podemos ler as informações: “Vacinação Covid19” “Adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou síndromes” “Condições do agendamento” “autismo / Pessoas com deficiência inscritas no BPC / Doenças Neurológicas Crônicas que impactam na função respiratória / Síndrome de down / Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular / Deficiência Neurológica grave / Retardo Mental Grave / Paralisia Cerebral / Sequelas de doenças inflamatórias do sistema nervoso central / Esclerose múltipla e condições similares / Paraplegia / Atrofia muscular espinal e síndromes correlatas / Retardo mental profundo / Hemiplegia / Ataxia hereditária / Miastemia gravis e outros transtornos neuromusculares / Tetraplegia / Doença de Huntington” “Obs: Se a opcão no site não identificar a sua condição nesses nomes, ela clica em pessoas com deficiência inscritas no BPC ou sem inscrição no BPC” “Para agendar a vacinação – vacina.saude.df.gov.br” “Para mais informações – vacina.saude.df.gov.br”. No canto inferior direito temos a logomarca da Secretaria de Saúde do DF. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #condiçõesdeagendamento #adolescentes #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

Vacinação Covid19 para adolescentes de 12 a 17 anos no DF


 Vacinação Covid19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

.

#CardAcessível: O banner tem as cores: azul, branco, amarelo e preto. Ao fundo com transparência podemos enxergar uma roda de cadeira de rodas. Na imagem podemos ler as informações: “Vacinação #Covid-19” “Adolescentes de 12 a 17 anos” “primeira fase – público contemplado com a vacinação contra a covid 19” “Deficiência física: altareção completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraperesia, monoplegia, monoparesia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplesia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência do membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas, e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções ” “Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (Db) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 HZ, 1000HZ, 2000HZ e 3000HZ” “Deficiência visual: Cegueira- acuidade visual igual ou menor que 0, 05 no melhor olho com a melhor correção óptica / Baixa visão - acuidade visual igual ou menor que 0,3 ou  0, 05 no melhor olho com a melhor correção óptica – os casos no qual a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°, ou a ocorrência simuntânea de quaisquer das condições anteriores / Visão monocular: classificada como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais, Lei 14.126 de 22 de marco de 2021” “Deficiência Mental: Funcionamento intelectual significativamente inferior a média com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades hadaptativas tais como: comunicação /cuidado pessoal / habilidade sociais / utilização dos recursos da comunidade / saúde e seguranca / habilidades acadêmicas / lazer e trabalho” “Deficiência múltipla – Associação de duas ou mais deficiências” “Transtorno do espectro autista – Lei 12.764/12 – Política Nacional de proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno espectro autista” “síndrome de Down – trissomia do cromossomo 21”. No canto inferior direito temos a logomarca da Secretaria de Saúde do DF. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #definições #adolescentes #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

Dia Nacional dos Profissionais de Educação


 

Hoje é o Dia Nacional dos Profissionais de Educação. A data marca a valorização e reconhecimento para todos os profissionais da educação do Brasil.

.

Parabenizamos todos esse profissionais que se empenham em entregar um educação de forma humanizada às pessoas com deficiência. Vocês são maravilhosos!

.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender – Paulo Freire.

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto uma professora sentada à mesa cm seus 7 alunos e um desses alunos é PCD ela está sorrindo e olhando para a aluna com deficiência, que é cadeirante. Abaixo lê-se: “6 de agosto - Dia Nacional dos Profissionais de Educação”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#educação #dianacionaldosprofissionaisdeeducação #informação #pessoacomdeficiencia #coddede #distritofederal #brasil


quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Dia Nacional da Saúde


 

Hoje é o dia Nacional da Saúde essa data tem como objetivo, orientar e conscientizar sobre os problemas de saúde para a sociedade.

.

É  preciso ressaltar que o cuidado com a saúde também é um dever do Estado que deve fornecer o acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos e cidadãs. Principalmente quando falamos de pessoas com deficiência, pois algumas pessoas deste grupo precisam de cuidados específicos com a saúde. 

.

A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso o cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de uma mão tocando símbolos referentes às saúde: coração, cérebro, pulmão e símbolos referentes às pessoas com deficiência: símbolo nacional do acesso e símbolo de acessibilidade da ONU. Abaixo lê-se: “Dia Nacional da Saúde – 5 de agosto”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#saúde #dianacionaldasaúde #informação #pessoacomdeficiencia #coddede #distritofederal #brasil


quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Vacinação contra o Covid-19 no DF!



💉 Atenção!

.

⚠️O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a ampliação, de três para cinco mil, das vagas disponíveis para vacinação contra a Covid-19, de crianças e adolescentes entre doze a dezessete anos.

.

➡️Agora, além de jovens com síndrome de down e autistas, as demais pessoas com deficiência e, com comorbidade (doença neurológica, tetraplegia, hemiplegia, entre outras), poderão receber o imunizante a partir de quinta-feira (05/08). 

.

👉 Os jovens serão imunizados em pontos específicos e por meio de agendamento, a fim de evitar que haja aglomeração e impedir que as crianças e os adolescentes precisem aguardar na mesma fila da vacinação de outras faixas etárias (que atualmente abrange pessoas a partir de 30 anos).

.

Fiquem de olho, pois em breve será divulgada a lista das outras comorbidades que entrarão na campanha de imunização de crianças e  adolescentes entre doze a dezessete anos ✅ 

.

Faça o seu cadastro e agendamento no site: vacina.saude.df.gov.br ✅ 🖥️

.

👉 Ficou com dúvida de como fazer, acesse o passo a passo em: https://youtu.be/e5qc7KwwENQ

.

⚠️Atenção!! A correção do cadastro, somente será realizada, por meio do Código Confirmação. Por isso, ao fazer o cadastro, anote o seu código.

.

.

#UmaDoseDeRespeito

#PessoasComDeficiênciaImportam

.

Compartilhem 🔁

.

.

#CardAcessível: A imagem tem as cores branco, azul e amarelo. Na parte superior temos uma foto de um adolescente negro usando máscara facial e uma blusa vermelha recebendo uma dose do imunizante em seu braço aplicada por uma enfermeira negra de roupa azul. Abaixo dentro de um box azul podemos ler: “Atenção”. Abaixo em um box amarelo podemos ler: “Crianças e adolescentes PCD’s e/ou com síndromes do DF, poderão receber o imunizante contra a Covid-19, a partir de amanhã (05) ”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e da SEPD. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #adolescentes #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

 

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos



💉 Atenção!
.
⚠️O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a ampliação, de três para cinco mil, das vagas para vacinação contra Covid-19 de crianças e adolescentes entre 12 a 17 anos.
.
➡️Agora, além de jovens com síndrome de down e autistas, as demais pessoas com deficiência e/ou com comorbidade, poderão receber o imunizante a partir de quinta-feira (05/08). 
.
👉 Os jovens serão imunizados em pontos específicos e por meio de agendamento, para evitar que haja aglomeração e para impedir que as crianças e os adolescentes precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária (que atualmente abrange pessoas a partir de 30 anos).
.
Fiquem de olho pois em breve será divulgada a lista das comorbidades que entram na campanha de imunização de crianças e  adolescentes de 12 a 17 anos ✅ 
.
Para agendar, clique no link: vacina.saude.df.gov.br ✅ 🖥️ 
.
#UmaDoseDeRespeito
.
#PessoasComDeficiênciaImportam
.
Compartilhem 🔁
.
.
#CardAcessível: A imagem tem as cores branco, azul e amarelo. Na parte superior temos uma foto de uma adolescente com uma máscara azul claro em seu rosto recebendo uma dose do imunizante em seu braço aplicada por uma enfermeira de roupa azul. Abaixo dentro de um box podemos ler: “Atenção - Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 no DF é ampliada para mais comorbidades: SERÃO 5 MIL VAGAS”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e da SEPD. Fim da descrição.
-
-
#vacina #covid19 #adolescentes #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Agosto Lilás


 

#AgostoLilás 💜

.

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

.

A violência doméstica atinge mulheres de diferentes níveis e infelizmente, em tempos de pandemia se tornou ainda mais cruel. Quando se fala de mulher com deficiência é ainda pior, pois elas, especialmente as surdas, encontram maiores dificuldades no acesso aos serviços de pronto atendimento público.

.

A violência pode ser física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial. 

.

Precisamos de mais políticas públicas e mais acesso à informação sobre os direitos da mulher, além de serem acolhidas por profissionais capacitados para lidar com esse tipo de público.

.

⚠️ Denuncie! Disk 180 ou entre em contato com a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) pelos números: (61) 3207-6172 e (61) 3207-6195.


.

Não se cale! A violência doméstica é uma responsabilidade de todos nós!

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem as cores lilás, branco e preto. Ao fundo com transparência podemos ver uma mulher com deficiência e nas suas costas temos uma sombra de um home  a agredindo. Abaixo podemos ler: “Agosto Lilás – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher” ao seu lado direito temos um laço na cor roxa. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#violenciacontraamulher #violenciacontramulherescomdeficiência #mulheres #respeito #ligue180 #denuncie #coddede #distritofederal #brasil