sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dia dos Namorados





O Dia dos Namorados abre grandes reflexões sobre o direito das pessoas com deficiência ao amor, ao sexo e à formação de família.


As pessoas com deficiências têm esse direito: o direito de amar. Amor é amor e não importa o tamanho de nossas limitações!


Para os que estão distantes, lembramos que neste momento de pandemia todos os cuidados são necessários. Então fiquem em casa e celebrem virtualmente.


Feliz dia dos namorados para os casais de todo o Brasil. ❤️👏🏻
.
.

#pracegover: A imagem tem do lado direito uma foto de um casal composto por um homem cadeirante e uma mulher loira, os dois estão se olhando e sorrindo. Do lado esquerdo lê-se: “Feliz dia dos namorados – Amor é amor, não importa o tamanho das nossas limitações”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Conselho de Dieitos das Pessoas com Deficiência - CODDEDE e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência – SEPD.


.
.
.


#diadosnamorados #união #felicidade #pessoascomdeficiencia #amorepcd #inclusão #cidadania #coddededf #direitoshumanos #respeito #gdf #sepddf #love

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Corpus Christi


Corpus Christi 🙏🏻
.
Em latim significa Corpo de Cristo.
.
A data é comemorada sempre na quinta feira após o segundo domingo que é comemorado Pentecostes. O dia é celebrado com missas festivas e as ruas, em muitos lugares, são enfeitadas por tapetes feitos de areia, flores, entre outros materiais, para a passagem da procissão que é conduzida pelo bispo ou pároco de uma igreja.
.
O pão que darei é minha carne para vida do mundo – Jó 6:51
🥰❤️
.
.

#pracegover #pratodosverem: A imagem tem ao fundo uma foto de uma taça de vinho e um pão, na parte esquerda lê-se o texto: "Corpus Christi – O pão que darei, é minha carne para a vida do mundo". No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.
.
.
.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Pessoas com deficiência não precisam ser curadas


 Evite tratar as pessoas com deficiência como se elas precisassem ser curadas.

 Como qualquer outra pessoa, as que têm deficiência ocasionalmente adoecem. Mas na maior parte do tempo se encontram saudáveis e aptas para uma vida de experiências satisfatórias.

🔁 Que tal compartilhar essa dica com os amigos? 😉

#LegendaAcessível: ilustração de uma família no parque. Um dos integrantes é uma mulher cadeirante. Acima tem escrito: Deficiência não é doença!. Em baixo tem escrito: Pessoas com deficiência não precisam ser curadas. No rodapé tem o logotipo do GDF e ao lado está escrito Secretaria da Pessoa com Deficiência. Fim da legenda.
.

.
#sepd #secretariadapessoacomdeficiência #pessoacomdeficiência #coddededf #dicas #brasilia #df

Novas Medidas do GDF


#Repost @gov_df
• • • • • •
Brasília, Brazil

#DecretoGDF | A partir desta terça-feira (9), os Conselhos Tutelares, o Centro Integrado 18 de Maio e os postos do Na Hora poderão retomar o atendimento presencial em suas unidades. A medida foi determinada pelo Decreto nº 40.873, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na noite desta segunda (8).

Confira o horário de funcionamento de acordo com o decreto:

👉 Postos do Na Hora: entrega de senhas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. 📍 As unidades do serviço que funcionem em shopping centers ou centros comerciais – caso dos postos de Ceilândia, Gama e Riacho Fundo - devem cumprir os horários estabelecidos (das 13h às 21h).

👉 Os Conselhos Tutelares e o Centro Integrado 18 de Maio, vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

#Coronavirus #DF #MedidasGDF
.
.
.
#LegendaAcessível: Imagem com fundo azul. Nela há o texto: "Novas medidas do GDF. Conselhos Tutelares, Centro Integrado 18 de Maio e os postos do Na Hora poderão retomar o atendimento presencial em suas unidades". No canto inferior direito temos a logomarca do GDF.

Central de Interpretação em Libras com novo WhatsApp


👉🏼 Atenção, comunidade surda! A Central de Interpretação em Libras está funcionando com um novo WhatsApp.

📱 Quem precisar do auxílio de algum dos nossos intérpretes, o número é o (61) 99361-3668. E o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.


#LegendaAcessível: Arte feita com a foto de um atendimento. Nele, uma mulher sentada atrás de um computador, atende a um homem que está sentado na frente dela. A imagem está sob um filtro azul. A imagem traz o texto: "Central de Interpretação em Libras com novo WhatsApp" e abaixo o número "(61) 99361-3668". Também está descrito o horário de funcionamento "segunda a sexta-feira, de 10h às 16h".

Programa Renda Emergencial




Foi reaberto o sistema para confirmação de direito de acesso ao Renda Emergencial. No valor de R$ 408, o programa social do GDF criado para minimizar os impactos financeiros da Covid-19 já beneficiou 5,6 mil famílias de baixa renda durante a pandemia do coronavírus. 📍 Lembrete: o benefício tem caráter temporário e não gera direito adquirido.

A lista com os nomes dos beneficiários do Renda Emergencial foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, gestora do programa. Para confirmar o cadastro, acesse o 🤳 site www.rendaemergencial.brb.com.br até as 23h59 do dia 14 deste mês ou entre em contato  pelo telefone (61) 3029-8499, das 8h às 20h.

📍 Será preciso inserir o CPF e fornecer dados pessoais, como endereço e telefone para contato.

Dúvidas frequentes 
 Na hora do cadastro, você será informado sobre o dia e o local em que o cartão estará disponível para retirada.
 Os cartões serão entregues aos beneficiários entre os dias 22 deste mês e 1º de julho, nas agências do BRB, conforme agendamento previamente informado, de modo a evitar filas e aglomerações.
 A entrega dos cartões será por ordem alfabética. CONFIRA:
Segunda (22): iniciais dos nomes com a letra A,B e C.
Terça (23): letras D, E.
Quarta (24): F, G, H e I.
Quinta (25): J, K e L.
Sexta (26): M.
Segunda (29): N, O, P e Q.
Terça (30): R.
Quarta-feira (1º/7): S, T, U, V, W, X, Y e Z.
 O beneficiário pode optar pelo saque do recurso, em terminal de autoatendimento do BRB, ou utilizar o cartão pré-pago Renda Emergencial em qualquer estabelecimento comercial do Distrito Federal.
 ATENÇÃO
É preciso ir à agência indicada na finalização do cadastro e apresentar o CPF e um documento com foto. Para facilitar ainda mais, o BRB também vai abrir as agências mais cedo, às 8h, ampliando o atendimento ao público.
👇Se ainda tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários 👇
.
.
.
#PraCegoVer: Foto do cartão ao fundo. Na imagem se lê: Programa Renda Emergencial, reaberto sistema para confirmação de cadastro, de 8 a 14 de junho. E embaixo o endereço do site www.rendaemergencial.brb.com.br e o contato telefônico (61) 3029-8499, das 8h às 20h.

Lei Brasileira de Inclusão


#Repost @Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal


 Você sabia? O artigo n.º 9 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante o atendimento prioritário à todas as pessoas com deficiência.
.
 A prioridade é garantida em atendimentos médicos, instituições públicas, recebimento de restituição de imposto de renda, acesso à informação e outros serviços.
.
 Além da pessoa com deficiência, o atendimento prioritário se estende também ao acompanhante ou atendente pessoal dela.
.
#LegendaAcessível: ilustração em fundo azul piscina com título “Você sabia?”. Abaixo tem escrito “Lei Brasileira de Inclusão (LBI)” e “número 13.146/2015”. No centro da ilustração tem uma fila de pessoas, primeiro tem uma pessoa com deficiência visual, depois um cadeirante e atrás duas pessoas que não têm deficiência. Na ponta da fila tem uma médica esperando para atender. Abaixo da ilustração tem um texto escrito “O artigo n.º 9 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante o atendimento prioritário à todas as pessoas com deficiência”. No rodapé da página tem o logotipo do GDF e ao lado está escrito “Secretaria da Pessoa Com Deficiência”. Fim da Legenda.
.

Cinemas devem ser adaptados para PCDs até 2021



#Repost @senadofederal
• • • • • •
Os donos de cinemas têm até o dia 1º de janeiro de 2021 para adequar as salas de exibição às necessidades de pessoas com deficiência. É o que prevê a Lei 14.009, de 2020, publicada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial da União.

O prazo original terminaria em janeiro deste ano. Mas uma medida provisória enviada em dezembro pelo Poder Executivo estendeu o período de adaptação por mais 12 meses. A MP 917/2019 foi aprovada sem alterações pelo Senado no dia 28 de maio e promulgada como lei pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre.

A Lei 14.009 muda o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015). De acordo com o texto, os cinemas devem contar com espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, em locais de boa visibilidade, em todos os setores, próximos aos corredores e devidamente sinalizados. Os espaços devem garantir a acomodação de um acompanhante.

O estatuto prevê ainda uma série de recursos de acessibilidade. Entre eles, a subtitulação por meio de legenda oculta, a janela com intérprete da língua brasileira de sinais (Libras) e a audiodescrição.

Fonte: Agência Senado

#PraCegoVer Ilustração de uma sala de cinema. Na frente, um homem em uma cadeira de rodas. Outras pessoas estão sentadas ao lado dele. Texto na imagem: Agora é lei! Cinemas têm até 2021 para adaptar salas a pessoas com deficiência.