terça-feira, 27 de outubro de 2020

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme


.
Hoje é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme.
.
A doença falciforme é considerada deficiência para todos os efeitos legais. Anemia falciforme é um tipo de hemoglobinopatia, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
.
A detecção é feita através do Teste do Pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade.
.
Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção.
.
Gostou da informação? Compartilhe! 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo uma foto de equipamentos de laboratório para fazer o exame em material sanguíneo, na imagem podemos ver uma parte com as hemácias em formato de foice. Abaixo lê-se: “27 de outubro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme” . No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-



 

domingo, 25 de outubro de 2020

Dia Nacional de combate ao preconceito contra pessoas com nanismo


 

.
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra às Pessoas com Nanismo.
.
O nanismo é um transtorno causado pela falta de crescimento, que resulta em uma pessoa de baixa estatura se comparada a outras pessoas da mesma idade e sexo.
.
A data é comemorada em vários países do mundo, e homenageia o já falecido ator norte-americano Billy Barty, que tinha nanismo e foi uma das primeiras pessoas do mundo a lutar contra o preconceito. Para isso, ele fundou a instituição Little People of America.
.
O Coddede DF reforça a importância do respeito e da atitude inclusiva para com as pessoas com nanismo que são, normalmente, vítimas de infantilização e piadas.
.
Juntos somos mais fortes, sejamos a mudança!
.
Gostou da informação? Compartilhe! 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo a cor azul, no centro temos 3 símbolos oficiais que representam as pessoas com nanismo. Abaixo lê-se: “25 de outubro - Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra às Pessoas com Nanismo” . No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-