sábado, 19 de setembro de 2020

Coddede Informa!


 

O Coddede recomenda à Unidade de Administração da Rodoviária e Área Central de Brasília – Uarb, providências necessárias, para garantir os direitos das pessoas com deficiência, circulantes no Terminal.
.
O Conselho, após provocação, observou que há limitação do horário de funcionamento dos equipamentos (elevadores e escadas rolantes) no Terminal Rodoviário do Plano Piloto (TRPP), bem como, que não há disponibilidade de colaboradores (brigadistas) suficientes ao número diário de circulantes, impedindo substancialmente, a livre circulação/mobilidade desse segmento, pois os horários de funcionamento dos equipamentos, não condiz e não é proporcional, ao horário de funcionamento dos ônibus e metrô.
.
Assim, tendo em vista tratar-se de violação dos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e considerando as atribuições da Uarb, o Coddede recomendou a tomada de providências, com a brevidade que o caso demonstra, de modo a garantir o funcionamento dos equipamentos (escadas rolantes e elevadores), durante todo o período de funcionamento do metrô e ônibus, em todos os dias da semana, bem como a oferta de brigadistas que possam auxiliar na mobilidade das pessoas com deficiência.
.
Na oportunidade, ressaltou como indispensável, o funcionamento das escadas rolantes na sua plenitude, ou seja, que sejam ativadas nas funções (subir e descer), simultaneamente, e não, em períodos distintos.
Acesse a íntegra do Ofício, por meio do link:
.
“Nada sobre nós, sem nós”
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor azul escuro. No centro há um box branco com o símbolo de um cadeirante segurando um megafone, na cadeira de rodas está o símbolo do Coddede-DF. Abaixo dele lê-se: "Coddede Informa - #exercíciodacidadania". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e do GDF.
-
-

Dia Nacional do Teatro Acessível


 

.
Hoje é o Dia Nacional do Teatro Acessível ♿
.
Mais do que entretenimento, atividades artísticas e culturais podem ser uma forma de promover a inclusão na sociedade. Desde 2017, o dia 19 de setembro passou, oficialmente, a ser uma data para celebrar e cobrar a acessibilidade de pessoas com deficiência às artes cênicas.
.
A data tem como objetivo apoiar atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.
.
Inclusão Social, um direito de todos, um dever da sociedade.
.
.
.
#pracegover: A imagem tem a foto de um cadeirante de braços abertos no centro, ao seu redor há cortinas vermelhas. Abaixo lê-se: “19 de setembro – Dia Nacional do Teatro Acessível”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Live Coddede - A Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal em tempo de COVID-19


 #setembroinclusivo

💚
.
Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência o Coddede-DF em parceria com a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do DF - Sepd, realizará uma Live para falar sobre a Luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência no DF em tempo de COVID-19. ♿
.
📆 A live acontecerá na segunda-feira (21), a partir das 14h. A transmissão será pela página do CODDEDE no Facebook. Não é necessário fazer inscrições para participar.
.
Aguardamos vocês!
.
.
.
#LegendaAcessível: A imagem faz referência à capa do evento do Facebook. Possui o fundo na cor verde escuro, na parte superior temos o texto: “Live CODDEDE – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – A luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal em tempo de COVID-19”. Abaixo temos as fotos dos participantes: “Ana Paula Batista (mediadora)– Rosinha do Adefal (convidada) – Jeovânia Silva (convidada) – Carlos Maciel(convidado) – Djalma Oliveira (convidado)” Na parte inferior temos os ícones de calendário e relógio com as respectivas informações: 21/09 – 14h”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-
-

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Webinário- Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência


 

#Webinário • Nosso webinário "Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência" segue trazendo debates interessantes durante o mês de Luta da Pessoa com Deficiência.
❗ O quarto painel traz o tema "Esporte - Uma Prática de Inclusão". Os convidados são a vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Maria Maísa Pedrosa; a paratleta Aline Oliveira Cabral; e o diretor Institucional do CETEFE, Ulisses Araújo.
.
📆 Marque no seu calendário: será nesta terça-feira-feira (15), a partir das 16h. A transmissão será pela página da SEPD no Facebook. Não é necessário fazer inscrições para participar. Acompanhe!
.
#LegendaAcessível: imagem de divulgação da live. No topo tem escrito “webinário, Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência. Tema 4: Esporte - Uma Prática de Inclusão", nas cores brancas, amarela e azul. Ao lado tem o símbolo de acessível em libras. No centro tem a foto dos dois participantes com os respectivos nomes em baixo. Ao lado das fotos tem escrito “terça-feira 15/09 a partir das 16h”, nas cores branco e amarelo. Abaixo tem escrito “ao vivo, na página
www.facebook.com/sepd.df
”, nas cores branco e amarelo. No rodapé tem o logotipo do Coddede e da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Fim da legenda.
.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Integrantes do Coddede-DF : DFDOWN



.
Não estamos sozinhos!😉
.
⚠️ Conheçam os Representantes da Sociedade Civil do Coddede DF.
.
DFDOWN – Uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por pais, familiares, profissionais, estudantes e amigos de pessoas com síndrome de Down.
...........................................
.
👉 Contatos:
.
📧 dfdown@hotmail.com
.
☎️(61) 98153-9288
-
-
Juntos somos mais fortes!