sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dia Nacional do Cego


 

Informação 🗣️📣 . Hoje comemoramos o Dia Nacional do Cego 👨🦯 . O Dia Nacional do Cego foi criado a partir do Decreto nº 51.405, de 26 de julho de 1961. A criação da data tem como objetivo consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os cidadãos. . Uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema braille. . Muitas pessoas com deficiência visual são bastante independentes, algumas, entretanto, podem precisar de ajuda. Não hesite em ser solidário nesses casos. O mundo torna-se um lugar melhor a cada atitude positiva. . Curtiu a informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na parte superior direito temos a foto de uma pessoa com deficiência visual acompanhada de seu cão-guia. Abaixo da imagem podemos ler: "Precisamos de mais inclusão, respeito e acessibilidade!" "Dia Nacional do Cego" "10 de outubro". No canto inferior temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição. - - #deficiênciavisual #cegueira #pessoacega #pessoacomdeficiência #coddede #distritofederal #brasil

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dia da Criança Especial


 

Informação 🗣️📣
.
O dia 9 de dezembro foi dedicado a chamar a atenção para as crianças com necessidades especiais e entender o que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida delas e garantir os seus direitos como cidadãos.
.
Conhecer as necessidades e os direitos das crianças com deficiência é essencial, pois através da informação podemos diminuir o preconceito e saber como agir de acordo com a necessidade de cada uma.
.
E não se esqueça: Quando se trata de criança é um dever de TODOS nós É CUIDAR PROTEGER.
.
⚠️ Por isso lembre-se: Em casos de maus tratos, negligência ou violência contra crianças com deficiência, disque 100, procure o Conselho Tutelar mais próximo de você ou entre em contato com o Coddede-DF.
.
Curtiu a informação? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma foto de uma criança especial sorrindo. Abaixo podemos ler: "Dia da criança especial" "9 de dezembro". No canto inferior temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-
-
#crianças #criançaespecial #pessoacomdeficiência #criançacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Vem pra Rua!













Coddede Informa 🗣️📣
.
Nessa sexta-feira (03), o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, com o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran, realizaram o "Vem Pra Rua! Ação para monitoramento/fiscalização da utilização inadequada, das vagas reservadas as pessoas com deficiência, em estacionamentos".


O evento aconteceu no Setor Comercial Sul e logo após, no estacionamento superior do Shopping Conjunto Nacional. Na ocasião, foram aplicadas "multas educativas" visando alertar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência, especialmente o de ir e vir.



Agradecemos pelo envolvimento de todos!! Juntos pela cidadania!!!.
.
Seguimos trabalhando.🤜🤛
.
Coddede: Exercício da Cidadania.
.
#CardAcessível: As imagens fazem referência ao evento: "Ato de monitoramento/fiscalização da utilização inadequada, das vagas reservadas às pessoas com deficiência, em estacionamentos do Distrito Federal". Todas as imagens possuem o fundo na cor azul marinho com a foto de uma vaga de estacionamento para PCD's de fundo como transparência. As imagens mostram a tenda do Detran DF armada com uma mesa contendo folhetos educativos sobre o transito e também sobre as pessoas com deficiência. Nas imagens podemos ver também a abordagem aos motoristas imprudentes e aos pedestres que estavam curiosos com a ação". A imagem final temos as logomarcas do organizador: "Coddede-DF" e do apoiador: Detran-DF. Fim da descrição.
-