sexta-feira, 19 de junho de 2020

Manifesto Público Contrário à Postaria 545/MEC



#compartilhem ♿

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – Coddede-DF, compartilha o Manifesto Público do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, contrário à Portaria nº 545, oriunda do Ministério da Educação, a qual revoga a ação afirmativa de implementação de política de inclusão em curso de pós-graduação.
.
Conforme expressa o Manifesto Público do Conade “este tipo de medida, além de intempestiva, contradiz os avanços em favor de uma sociedade mais justa e inclusiva, tão duramente conquistados ao longo de décadas de fortalecimento, não sem custos, das lutas e coletivos sociais, em particular os que defendem os direitos das pessoas com deficiência.”
.
🎯 Ação afirmativa, não é privilégio!
.
Juntos pela efetivação do nada sobre nós, sem nós!!! 💪🏼💪🏻💪🏼💪🏽💪🏾💪🏿
.
Acesse a íntegra do Manifesto Público do Conade, no link abaixo ou no Facebook do Coddede-DF
.
https://drive.google.com/file/d/1i9P2znQqg1Tpo2KaaHfwdcVFiD2FZkIT/view?usp=sharing
.
#textoacessivel: A imagem tem o fundo na cor azul. Na parte superior central temos diversos símbolos de acessibilidade como: (Cadeirante, deficiente visual, ostomizado, surdo, deficiência intelectual). Abaixo lê-se: “Manifesto público –Contrario à portaria 545/MEC – Ação afirmativa não é privilégio!”. Na parte inferior central da imagem temos a logomarca do CODDEDE.
.
.
#coddededf #mec #conade #educacaoinclusiva #direitos #retrocesso #manifesto #saiunamidia #distritofederal

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Dia do Orgulho Autista



#OrgulhoAutista 🧩
.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento.  
.
O objetivo do Dia de hoje é proporcionar uma mudança positiva de como as pessoas enxergam essa deficiência, passando o autismo de “doença” para “diferença”, mostrar que pessoas autistas não são doentes, mas sim, diferentes com características próprias.
.
.
#pracegover: A imagem possui na parte de cima a foto de um garotinho autista e ao fundo várias peças de quebra cabeça coloridos. Na parte de baixo há um box azul onde lê-se:"18 de junho - Dia do orgulho autista". Na parte esquerda temos ícones de quebra cabeça, nas cores: vermelho, amarelo, azul e branco. No canto superior esquerdo temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#autismo #orgulhoautista #deficiênciaintelectual #pcd #cidadania #direitos #justiça #datacomemorativa   #saúde #inclusão #coddedeDF #sepd #respeito #gdf #pcd #acessibilidade #df

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Deficiência Mental ou Deficiência Intelectual?


#Repost @Secretariadapessoacomdeficiência

-
-


➡ Desde 2004 a Organização Mundial da Saúde (OMS) substituiu o termo “Deficiência Mental” por “Deficiência Intelectual”.
.
🧠 O cérebro da pessoa com deficiência intelectual não é diferente de um cérebro de uma pessoa que não tem deficiência. O que é diferente é a forma de captar e interpretar as coisas e a forma de raciocinar.
.
⚠ Evite também termos como “retardo mental”, “mentalmente retardado” ou “retardamento mental”.
.
👉 Atualmente, é comum que pessoas com deficiência intelectual, como é a síndrome de down, frequentem as classes escolares correspondentes à sua idade e sem atraso. Assim como trabalham na área profissional que desejam e levam uma vida normal.
.
✅ Agora que você já aprendeu, pode se referir corretamente às pessoas com deficiência intelectual sem ofendê-las. 😄
.
#LegendaAcessível: ilustração de fundo azul claro. No canto esquerdo inferior tem a ilustração de dois homens, um com um balão de interrogação azul e o outro com um balão de interrogação amarelo acima da cabeça, os dois têm uma expressão de dúvida. Atrás deles tem uma ilustração de um pedaço de papel branco rasgado. No lado direito da imagem tem escrito: “Deficiência mental ou deficiência intelectual?”. No rodapé tem o logotipo do GDF e ao lado tem escrito: “Secretaria da Pessoa Com Deficiência”. Fim da legenda.
.
#SEPD #coddede #SindromeDeDown #DeficienciaIntelectual #OMS #PessoaComDeficiencia

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Lei Brasileira de Inclusão




#Repost @Secretariaextraordináriadapessoacomdeficiência

-

-

Você sabia? O artigo n.º 18 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantindo acesso universal e igualitário.
.
♿ Também é assegurada a participação da pessoa com deficiência na elaboração das políticas de saúde a ela destinadas.
.
E se você é um profissional que presta assistência à pessoa com deficiência, saiba que deve ser garantido a você uma capacitação inicial e continuada. 😉
.

.

.
#LegendaAcessível: imagem de fundo azul claro. No título está escrito: “Você sabia?” e abaixo “Lei Brasileira da Inclusão (LBI) LEI Nº 13.146/2015”. No centro da imagem tem a ilustração de um homem cego com um cão-guia em frente a um médico. Abaixo da ilustração tem escrito “O artigo n.º 18 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS”. No rodapé da imagem tem o logotipo do GDF e ao lado está escrito “Secretaria da Pessoa Com Deficiência”. Fim da legenda.
.

.

.
#SEPD #SecretariaDaPessoaComDeficiência #LBI #PessoaComDeficiencia #Saude #SUS #Politica

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa







#Respeito

.

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

.

Essa data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir para que não aconteçam novos casos.

.

Há vários tipos de violência contra pessoas idosas. A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Ele acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis governamentais ou institucionais de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

.

👉🏻 Como denunciar?

.










Pelo Disque 100 📞

.

Delegacia do Idoso mais próxima (em caso de ausência de uma delegacia especializada, a denúncia pode ser registrada em qualquer unidade).

.

E pelo DECRIN - Delegacia Especial de Repressão aos crimes por discriminação racial, religiosa ou por orientação sexual ou contra a pessoa idosa ou com deficiência - (61) 3207-4242.

.

.

#pracegover: A imagem tem duas mãos, uma com aspecto jovem e outra com aspecto envelhecido, ambas estão se tocando de forma carinhosa. Na parte de cima da imagem lê-se: “O respeito não envelhece - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CODDEDE e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência – SEPD.

.

.

.

#idoso #diamundialdeconscientizaçãodaviolênciacontraapessoaidosa #respeito #cuidado #lei #direitos #pessoascomdeficiencia #inclusão #cidadania #coddededf #direitoshumanos #respeito #gdf #sepddf