sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Reunião Ampliada com os responsáveis por alunos com deficiência do Distrito Federal


 Você é nosso (a) convidado (a)!

.

Segunda-Feira (16) às 15h, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal  - Coddede, realizará REUNIÃO AMPLIADA com os responsáveis por alunos com deficiência do Distrito Federal, pela plataforma Zoom, para tratar sobre o monitoramento do retorno às aulas no Distrito Federal.

.

⚠️ As Vagas serão Limitadas de acordo teto permitido pelo aplicativo (100 pessoas).

.

📲 Link para a reunião: https://bityli.com/9v09H 

.

Sua participação é muito importante! 🤜🏼🤛🏼

.

Pessoas com Deficiência Importam!💪🏽 ♿

.

Coddede em ação.

.

#CardAcessível: A imagem tem as cores: azul, amarelo e branco. Ao fundo podemos ver a imagem de uma sala de aula e 2 alunos próximos da carteira escrevendo em seus respectivos cadernos, uma dessas crianças é pessoa com deficiência física utilizando uma cadeira de rodas. No banner temos as informações: “Reunião Ampliada com Responsáveis por Alunos com Deficiência do Distrito Federal” “Monitoramento do retorno as aulas” “16/8 às 15h, participe pela plataforma Zoom” “Vagas limitadas! Link: bityli.com/9v09H”. Na parte inferior central temos a logomarca do Coddede por cima de uma faixa de cor branca. Fim da descrição.

.

.

.

#alunoscomdeficiência #voltaàsaulas #coddededf #pessoacomdeficiencia #distritofederal #brasil #pessoascomdeficiencia #educacao #saúde


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Primeiros sinais da dificuldade auditiva


 

Vocês sabem quais os primeiros sinais da dificuldade auditiva? 🦻🏻

.

A perda auditiva ou surdez se refere à perda parcial ou total da audição que dificulta a compreensão e a comunicação verbal. Ela pode ocorrer por causas congênitas, adquiridas por traumatismo, predisposição genética ou doença que afete este órgão.

.

Conheça abaixo os primeiro sinais da dificuldade auditiva ⤵️:

.

- Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos;

- Necessita de leitura labial durante a conversa constantemente;

- Escuta de zumbido constantemente;

-Tem intolerância a sons intensos.

.

Se identificou? Procure um profissional especializado e cuide da saúde dos seus ouvidos.

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem as cores branco, azul e amarelo. na parte superior temos a foto de uma pessoa com a mão ao lado do seu ouvido. Abaixo podemos ler: “conheça os primeiros sinais da dificuldade auditiva”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#audição #saúde #pessoacomdeficiência  #coddede #distritofederal #brasil


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Coddede Informa!


 

CODDEDE INFORMA 🗣️📣
.
Na última sexta-feira (06), com o terceiro ciclo, a Comissão Temática da Vacina, do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, reuniu com os representantes das Subsecretarias (Vigilância em Saúde e Planejamento em Saúde) e o Comitê Gestor de Operacionalização da Campanha de Vacinação no Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES, para tratar dos pontos de entrave, quanto ao processo de imunização das crianças e adolescentes com deficiência e/ou comorbidade.
.
Imbuídos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, quanto a priorização deste segmento no processo de imunização contra a Covid-19, desde março de 2020, os Conselheiros da Comissão Temática da Vacina do Coddede, pautaram com a equipe da SES, os seguintes pontos:
.
👉1 - Cadastramento e agendamento para vacinação: solicitaram que fosse incluída ferramenta no site de cadastramento/agendamento para garantir acessibilidade a todos os usuários. Também foi solicitado que a Secretaria reforçasse o pedido às Unidades de Saúde para fazerem o cadastramento de quem procurasse a vacinação com dificuldade de fazê-lo antecipadamente. As representantes da SES reforçaram que a orientação geral é no sentido de que "o essencial é vacinar".
.
👉2 - Doenças raras: A SES informou que segue a listagem das doenças constantes do PNO. Para os adolescentes, manteve a mesma relação utilizada para os adultos. De todo modo, ficou de analisar pedidos de eventuais doenças ainda não contempladas.
.
👉3 - Antecipação da D2: A SES informou que aguarda decisão do MS que estuda a possibilidade de antecipar a segunda dose do imunizante da Pfizer.
.
👉4 - Vacinação de todos os profissionais da Educação: Relatam situações de resistência de vacinação por parte de profissionais da educação em escolas do DF. A SES informou que pode fazer gestão diante da Secretaria de Educação, mas precisa ser acionada para tal.
.
Em relação ao item 4, ressalta-se que na última reunião ordinária do Coddede, realizada no último dia 05, foi deliberado fazer reunião com os responsáveis por alunos com deficiência nesse processo de retomada das aulas presenciais. A reclamação deverá aparecer nesse encontro, o que ensejará os encaminhamentos por parte do Conselho.
.
Veja informe completo no Facebook ou Blog do Coddede.😉
.
⚠️Acessem os pontos de vacinação pelo Link: http://saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/
.
Nenhum direito a menos 💪🏻
.
O Coddede está transitando por todos os locais necessários e possíveis, de acordo com as suas atribuições.

12ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODDEDE


 

12ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODDEDE

.

#CoddedeInforma 🗣️📣

.

Na última quinta-feira (05), às 8h30 o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, reuniu com os representantes desse colegiado, por meio da plataforma virtual – Google Meet, para realizar a Décima Segunda Reunião Ordinária, onde foram deliberados sobre os seguintes temas:

.

👉Aprovação da Terceira Reunião Extraordinária do Coddede, realizada no dia 10 de maio de 2021;

.

👉Manutenção contínua das faixas de pedestres, sinalização das ciclo vias, vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência, semáforos sonoros e o mapeamento dos principais pontos de instalação, pronto atendimento em casos de pedido de reboque de pessoas estacionadas em vagas reservadas e, capacitação contínua dos servidores, sobre a temática da pessoa com deficiência.;

.

👉Avaliação, discussão e deliberação sobre o plano de retorno as aulas e os (as) alunos (as) e professores (as) com deficiência;

.

👉Carteira Nacional de Habilitação e Requerente com Deficiência sem Necessidade de Adaptação Veicular;

.

👉 Imunização de Crianças e Adolescentes com comorbidade e/ou deficiência - Comissão Temática da Vacina do Coddede.

.

Seguimos trabalhando 💪

.

Coddede: Exercício da Cidadania! 💙

-

-

#coddededf #sepd #reuniãoordinária #cidadania #acessibilidade #distritofederal #pessoacomdeficiência