quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Dia Mundial da Paralisia Cerebral


 

#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. 

.

Esta data tem como objetivo informar e chamar atenção da população sobre a situação, desmitificando alguns preconceitos vividos diariamente por pessoas afligidas por tal condição.

.

Paralisia Cerebral é a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

.

Mais do que um dia de conscientização, é uma oportunidade para que celebrar e expressar orgulho pela vida e pelas realizações dos que tem Paralisia Cerebral e das pessoas e organizações que os apoiam, aumentar a conscientização sobre esta condição em nível local, nacional e internacional, para criar sociedades mais inclusivas

.

#PessoasComDeficiênciaImportam

.

Gostou da informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma criança com paralisia cerebral acompanhada de uma mulher. Abaixo podemos ler: “Dia Mundial da Paralisia Cerebral – 6 de outubro”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#diamundialdaparalisiacerebral #oparalisiacerebral #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil


segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Acessibilidade!


Para a maioria das pessoas a tecnologia serve para facilitar as tarefas. Porém, no caso das pessoas com deficiência, ela pode representar uma ajuda ainda mais importante, tornando possíveis as atividades.

.

Pensando nisso o coddede listou alguns aplicativos de inclusão para pessoas com deficiência auditiva:

.

1 - O iLIBRAS é um aplicativo incrível que prevê a intermediação comunicacional, realizado através de canais de atendimento: mensagens de texto via e-mail, via chat on-line e via celular. As mensagens são recebidas por uma central de intérpretes capacitados para atender às demandas específicas dos usuários.

.

2 - ProDeaf- É uma solução que visa garantir uma comunicação fluente, em tempo real, entre surdos e ouvintes, a qualquer hora e em qualquer lugar. O sistema basicamente converte o som falado em língua de sinais e vice-versa.

.

3 – Rybená É um serviço de tradução automática – Português -> Libras –, que segue algumas vezes as regras gramaticais, facilitando a compreensão dos conteúdos em texto das páginas web.O sistema não tem restrição de idade para sua utilização, o que irá definir este quesito é a classificação etária da página acessada.

.

Gostou da informação? Compartilhe! 🔄

-

-

#deficiênciaauditiva #tecnologia #pessoacomdeficiência #coddede #distritofederal #brasil