sexta-feira, 31 de julho de 2020

Acessibilidade Digital!



#AcessibilidadeDigital
.
Você sabe o que é?
.
Significa tornar uma página da internet acessível e permitir que diferentes tipos de pessoas, com deficiência ou não, possam acessar aos conteúdos com plenitude e autonomia.

.
Dicas para tornar seu site mais acessível:
.
👉🏻 Forneça a descrição do texto em áudios.
.
👉🏻 Descreva as imagens, pois assim os leitores de tela poderão identificá-las e descrevê-las para os usuários cegos.
.
👉🏻 Dê um destaque maior às informações importantes por meio de cores e tamanhos de fontes.
.
👉🏻Simplifique seu texto. Facilitando assim a leitura de pessoas com dislexia.
.
👉🏻Crie áreas de clique maiores nos botões, isso ajudará usuários que não têm precisão nos cliques a acessar conteúdos específicos.
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo um teclado de computador com uma tecla azul contendo o símbolo de cadeirante. No centro lê-se: “Você sabe o que é acessibilidade digital?”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do Coddede e SEPD.
.
.
.
#acessibilidade #internet #web #acesso #pcd #pessoacomdeficiencia #acessibilidade #cidadania #coddededf #sepd #GDF #distritofederal

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Campanha de combate ao tráfico de pessoas





#Repost @sejus_df
• • • • • •
Para alertar a população, a Sejus inicia hoje a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Quer saber mais sobre esta ação? É só arrastar o dedo para o lado. Fique atento! Este crime não é um mito, é real. E para combatê-lo precisamos das suas denúncias.

Canais:
Disque: 100 (Secretaria de Direitos Humanos)
Disque 180 (Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres)
Disque 2104-4228 (Subsecretaria de Vítimas de Violência - Sejus)

#Tráfico #Pessoas #Enfrentamento #Mobilização #Sejus #GDF

#PraCegoVer: O post acompanha três artes. A primeira explica o crime da seguinte forma, "é o comércio ilegal de seres humanos para exploração sexual, trabalho forçado ou situação semelhante com a escravidão, extração de órgãos e adoção ilegal de crianças. A segunda arte questiona "Quem são os traficantes?" e informa, "podem ser mulheres ou homens estrangeiros. Eles geralmente se apresentam como empresários da área de shows, bares, cassino e agência de turismo. A terceira e última arte apresenta as formas de proteção. "Antes de aceitar ofertas de trabalho, conheça seus direitos e as condições de trabalho; Desconfie de ofertas muito atrativas, com altos salários, em países estrangeiros ou fora do seu local de residência no Brasil; Informe seu telefone e endereço para familiares e amigos; Não entregue seus documentos pessoas, incluindo passaporte para pessoas desconhecidas".

Lei 14.028/ 2020



#Lei 🗣️📣
.
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28) a Lei 14.028, que extende a validade receitas de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção da pandemia de covid-19.
.
Pacientes dos grupos de risco, mais suscetíveis e vulneráveis à contaminação pelo coronavírus, assim como pessoas com deficiência, possam indicar terceiros para retirar os medicamentos, por meio de declaração.
.
Quem for buscar o remédio terá de levar também a receita médica.
.
A norma, é valida para receitas médicas e odontológicas. 💊📝
.
⚠️ Atenção A lei não se aplica ao receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, que seguirá a regulamentação da Anvisa.
.
Acesse a íntegra do Diário Oficial da União, no link:
.
https://drive.google.com/…/1wtHsuH_lXt9c3DvHBM9PHJY_yptfeLxE
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto da mão de um médico usando uma caneta para assinar a receita médica. Abaixo lê-se: “Agora é lei – As receitas de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo terão validade por prazo inderteminado na pandemia”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#lei #remédios #medicações #direitos #pessoascomdeficiência #coddededf #sepd #brasil

terça-feira, 28 de julho de 2020

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais


#PREVENÇÃO
.
Existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G, que podem causar infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causa pelo vírus da doença, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
.
Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada.
.
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
👉🏻 Usar preservativo em todas as relações sexuais;
👉🏻 Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
👉🏻 Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
👉🏻 Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
👉🏻 Não compartilhar agulhas, seringas.
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto do laco de cor amarela e sobre ela há um degradê de azul escuro com transparência. Abaixo lê-se: “28 de julho - Dia Mundial de combate às hepatites virais”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#hepatites #diamundialdecombateàshepatitesvirais #saúde #prevenção #acessibilidade #cidadania #coddededf #sepd #GDF #distritofederal #pessoascomdeficiencia

Você Sabia?


🤔 Você sabia? O artigo 31 da Lei Brasileira da Inclusão (LBI) garante que toda pessoa com deficiência tenha direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, com seu cônjuge, companheiro ou desacompanhada, moradia para a vida independente ou residência inclusiva.
👉 E o poder público é responsável por adotar programas e ações estratégicas para apoiar a criação e a manutenção de moradia das pessoas com deficiência!
Gostou de saber? Marque um amigo que também vai gostar! 👍
-
#LegendaAcessível: Ilustração de uma casa, com um gramado verde. Há uma mulher cadeirante em frente à casa. A imagem traz o texto: "Você sabia? O artigo n° 31 da Lei Brasileira de Inclusão garante direito à moradia digna às pessoas com deficiência".
-
#SEPD #SecretariaDaPessoaComDeficiência #PessoaComDeficiencia #DF #LBI #Moradia #Direitos #Lei