sábado, 7 de maio de 2022

Dia da Nacional da Saúde Ocular e Dia de Prevenção à Cegueira


 #Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia da Nacional da Saúde Ocular e Dia de Prevenção à Cegueira. 👨🏻‍🦯👁️

.

Essa data visa conscientizar toda a população sobre a necessidade de se adotar hábitos preventivos para a saúde dos olhos.

.

Não se esqueça de visitar regularmente o médico oftalmologista, pois sem a prevenção e diagnóstico corretos, essas doenças podem levar à perda da visão.

.

Previna-se, cuide da saúde dos seus olhos!!

.

Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma menina loira sorrindo e uma de suas mãos está cobrindo o seu olho. Atrás dela há um quadro com letras de diversos tamanhos. Abaixo podemos ler: "07 de maio" "Dia Nacional da Saúde Ocular e Prevenção a cegueira" "A prevenção é sempre o melhor remédio". No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#saúdeocular#doençasoculares #saúdedosolhos #deficiênciavisual #inclusão #coddededf #df #brasil

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Símbolo da pessoa com Visão Monocular


 

#Informação 🗣️📣

.

Símbolo da pessoa com Visão Monocular.

.

Você conhece❓

.

O uso dos símbolos de acessibilidade é de extrema importância, por isso, incentivar o conhecimento da sociedade sobre essa sinalização é essencial.

.

A visão monocular é uma deficiência sensorial, do tipo visual, que acarreta restrição na capacidade visual da pessoa, causando alterações das noções de profundidade e distância, além da vulnerabilidade do lado do olho cego, podendo levar a colisão em objetos ou pessoas.

.

👉 O símbolo deve ser utilizado em locais para identificar, assinalar ou indicar local ou serviço habilitado ao uso de pessoas com deficiência visual monocular.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem ao centro a ilustração do símbolo da pessoa com Visão Monocular. Abaixo dele podemos ler: "Você conhece esse símbolo?" "Símbolo da pessoa com Visão Monocular". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#símbolosdeacessibilidade #visãomonocular #deficiênciasensorial #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dia da pessoa com visão monocular


 Você Sabia ❓

.

Hoje é o Dia da pessoa com visão monocular. 👁️♿ Foi classificada como deficiência pela Lei 940/21


Fonte: Agência Câmara de Notícias

.

Essa data visa conscientizar a população sobre o tema, com isso, evitar a discriminação e permitir a participação dos monoculares na vida em sociedade com o pleno exercício da cidadania. 💪👏🏻

.

#PessoasComDeficiênciaImportam

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior um homem com blusa branca social e usando óculos, ele está cobrindo um dos seus olhos com a mão. Abaixo podemos ler: "Dia da Pessoa com Visão Monocular" "05 de maio". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#diadapessoacomvisãomonocular #inclusão #deficiênciavisual #coddede #df #brasil

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Nota de pesar!


 Coddede Informa! ➕

.

É com imenso pesar que o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal - Coddede, recebeu a notícia do falecimento do Ex-Presidente deste Colegiado, Carlos Guimarães!!!

.

Participou da gestão deste Conselho, entre 2015 a 2017, deixando a sua história e exemplo de luta aguerrida para toda militância. 

.

O Coddede solidariza com todos os (as) amigos (as) e familiares neste momento de perda e dor. 🖤

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem no centro uma foto em preto e branco do ex-presidente Carlos Guimarães. Na imagem podemos ler: "Nota de pesar" "É com imenso pesar que comunicamos a morte do nosso amigo e ex-presidente do Coddede - DF de 2015 A 2017" "+ 04/05/2022". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#falecimento #notadepesar #luto #coddede #pessoacomdeficiência #distritofederal #brasil

domingo, 1 de maio de 2022

Dia Mundial do Trabalho


 

Você Sabia?? 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Mundial do Trabalho. A Lei Brasileira de Inclusão tem diretrizes importantes a respeito desse tema, de acordo com o artigo 34, a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

.

⚠️ Trabalhar é um direito de todos (as)!

.

O Coddede reforça o compromisso de defender o direito à promoção do emprego digno e renda para todas as pessoas com deficiência do DF!

.

Curtiu?? Compartilhe esta informação! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior um homem na condição de cadeirante trabalhando em um ambiente de escritório. Abaixo da imagem pode-se ler: "Lei Brasileira de Inclusão Art. 34" "a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas" "01/05 Dia Mundial do Trabalho". Fim da descrição.

-

-

#trabalho #direitos #trabalharédireitodetodos #inclusão #pessoascomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil