sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Como se comportar perto de um cão-guia


Você sabe como se comportar perto de um cão-guia? 🦮

.

#Informação 🗣️📣

.

Todos sabemos que o cão-guia é muito dócil, porém ele não é um animal de estimação e deve ser tratado de maneira diferenciada para facilitar a vida de quem é guiado por ele.

.

Abaixo listamos algumas regras importante que devemos ter para agir próximo desse animal:

.

- Não devemos falar com um Cão-Guia ou tocá-lo. Ao desempenhar suas funções, ele está muito concentrado e tais atitudes podem distraí-lo.

- Não é permitido alimentar um Cão-Guia, pois pode prejudicar o seu condicionamento e a sua concentração. Um Cão-Guia só se alimenta de ração.

- Se um cego com Cão-Guia lhe pedir ajuda, aproxime-se pelo lado direito de maneira que o animal fique à esquerda.

- Jamais esqueça que o Cão-Guia é um cão trabalhador e não de estimação. Quanto mais ignorá-lo, melhor será para ele e seu dono. Lembre-se que não precisa temê-lo, pois o animal é treinado para ser incapaz de fazer mal sem motivo.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem as cores branco, azul e amarelo. Na parte superior temos a foto de uma pessoa atravessando uma faixa de pedestres acompanhada do seu cão guia. Abaixo podemos ler: “Como se comportar perto de um cão-guia”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#cãoguia #deficiênciavisual #pessoacomdeficiência  #coddede #distritofederal #brasil


 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Independência do Brasil.


 Hoje é o dia da independência do Brasil. 💪💚

.

Que hoje possamos refletir sobre as conquistas de nossos direitos, sobre a liberdade que temos enquanto cidadãos e nos conscientizar que a luta para a garantia de direitos não pode parar. Todos precisamos de uma sociedade mais justa e igualitária.

.

Avante Brasil!

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto da bandeira do Brasil. Abaixo podemos ler: "Independência do Brasil". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#independênciadobrasil #7desetembro #independência #direitos #pessoascomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

domingo, 5 de setembro de 2021

Dia Nacional da Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística


 #Informação

.

Hoje é o Dia Nacional da Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística. Fibrose Cística ou Mucoviscidose é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. 

.

A data foi instituída pela Lei nº 12.136/2.009 e tem o objetivo de conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.

.

Os sintomas mais comuns são:

.

– pele/suor de sabor muito salgado;

– tosse persistente, muitas vezes com catarro;

– infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;

– chiados no peito, ou falta de fôlego;

– baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite;

– fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro);

– surgimento de pólipos nasais.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a ilustração de um pulmão lilás. Abaixo podemos ler: "Dia Nacional da Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística - 5 de setembro". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#FibroseCística #pessoacomdeficiência #coddede #distritofederal #brasil