sexta-feira, 16 de julho de 2021

Você Sabia??


 

#Informação 🗣️📣

.

Você sabia??

.

Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não poderá sofrer nenhuma espécie de discriminação -  Art. 4° da LBI.

.

Está na Lei, portanto se você for vítima de algum caso que viole esses direitos... Entre em contato conosco ou 📞 disk 100 e denuncie.

.

Coddede: Exercício da cidadania!

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma foto de um homem usando camisa preta, em suas mãos há o símbolo internacional do acesso. Abaixo temos o texto: “Você sabia? Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não poderá sofrer nenhuma espécie de discriminação ”. Abaixo dentro de um box azul pode-se ler: “Lei 13.146/2015, art 4”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição. 

-

-

#direitos #lei #inclusão #pessoacomdeficiência #coddede #df #brasil

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Carros Adaptados!


Você conhece os tipos de carros adaptados para pessoas com deficiência? ♿ 🚗

.

Basicamente a principal diferença entre os carros comuns e os adaptados é o sistema de acelerar e frear. É importante ressaltar que as adaptações no veículo irão depender dos diferentes tipos de deficiências físicas de cada indivíduo.

.

Listamos abaixo alguns locais onde as adaptações mais comuns que são requisitadas ⬇️

.

👉🏻 Volante;


👉🏻 Freio e acelerador;


👉🏻 Breque de mão;


👉🏻 Abertura da porta do motorista;


👉🏻 Porta-malas;


👉🏻 Câmbio automático

.

Algumas dicas: o volante possui muitos detalhes importantes e que devem ser analisados e levados em consideração, ele conta com uma espécie de alça para encaixe da mão conforme a necessidade da pessoa. O freio e o acelerador também contam com adaptações, é utilizada apenas uma alavanca, quando ela é puxada para trás o veículo acelera e quando puxada para frente aciona o breque.  A abertura da porta do motorista é extremamente importante, uma vez que irá influenciar diretamente na entrada e saída do veículo. É recomendado por especialistas da área que o banco seja da altura da cadeira de rodas, pois assim não haverá problemas nas transferências com ou sem auxílio de tábuas.

.

⚠️ Caso fique alguma dúvida sobre as adaptações dos veículos para pessoas com deficiência, procure um especialista na área, certamente ele poderá te auxiliar e orientar no momento da escolha.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma foto de duas pessoas dentro de um carro, o condutor é pessoa com deficiência. Abaixo temos o texto: “Tipos de carros adaptados para pessoas com deficiência”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição. 

-

-

#carrosadaptados #carros #pessoacomdeficiência #inclusão #coddede #df #brasil

 

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Cegueira X Deficiência Visual


#Informação 🗣️📣
.
Você sabe a diferença entre cegueira e deficiência visual?? 👀 ♿
.
👉🏻 É considerado cego aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas a curtíssima distância.
.
👉🏻 O termo deficiência visual não significa, necessariamente, total incapacidade para ver. Na verdade, sob deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual, como por exemplo a baixa visão.
.
Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma barra azul onde temos a ilustração de um deficiente visual em pé acompanhado de um cão-guia, ao lado dele temos o texto: “Você sabe a diferença?”. Abaixo podemos ler: “Cegueira X Deficiência Visual”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição. 
-
-
#cegueira #dificiênciavisual #saúdeocular #deficiênciavisual #inclusão #coddededf #df #brasil