sexta-feira, 3 de julho de 2020

Terminologias no Universo da Inclusão



#dica 🗣️
.
É muito comum ver pessoas se embaraçando ao tentar se dirigir a pessoa com deficiência. Na maioria das vezes, pela falta da informação ou pelo receio de gerar ou tentar evitar algum tipo de constrangimento.
.
Vocês sabem a forma correta de falar ⁉️
.
Atualmente, o termo oficial e CORRETO que foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência é PcD que significa Pessoa com Deficiência, pois ele esclarece que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.
.
Portanto, Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos errados e devem ser evitados, uma vez que não transmitem a realidade como deveriam.
.
👍🏻 Agora que já sabemos, vamos usar o temo adequado!
.
😄 Pessoa com Deficiência

#pracegover #pratodosverem: A imagem tem o fundo azul. Na parte superior central lê-se: “Terminologias – Fale da forma correta”. Abaixo temos alguns termos: portador de deficiência acompanhado do símbolo de x em vermelho. Portador de necessidades especiais, acompanhado do símbolo de x em vermelho. E Pessoa com deficiência acompanhado de um sinal de visto na cor verde.
Abaixo temos vetores de diversas pessoas com Deficiências. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#terminologiapcd #falecerto #pcd #inclusão #sepd #respeito #gdf #pessoascomdeficiencia #acessibilidade #coddedede #distritofederal #brasil

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Decreto GDF - Abertura do Comércio


#Repost @gov_df
• • • • • •
.
#DecretoGDF | Confira o que abre no DF, conforme o Decreto nº 40.939, publicado hoje (2) no Diário Oficial.
.
Clique no link e confira o decreto na íntegra
.
 bit.ly/3iqSdZl

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Concurso - Vagas para PCDs



#Concurso
.
⚠️ Atenção Pessoas com Deficiência!
.
👉🏼 Saiu o edital do concurso da Polícia Cívil do Distrito Federal - PCDF.
.
Serão 30 vagas destinadas às PCDs para início imediato e mais 60 para preenchimento de cadastro reserva.
.
As inscrições serão realizadas entre os dias 18 de julho a 8 de setembro de 2020, através do portal online da banca organizadora: Cebraspe.
.
Link: https://www.cebraspe.org.br/
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo, abaixo de um degradê azul escuro e transparencia um policial civil entrando numa viatura de trabalho. Abaixo lê-se: “Concurso da PCDF terá 3 vagas imediatas para Pessoas com Deficiência – Inscrições começam 18 de julho!”. Na parte superior esquerda temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#concursodf #concursopcdf #concurso #políciacívil #cebraspe #pcds #pessoascomdeficiência #cotas #inclusão #coddededf #direitoshumanos #respeito #gdf #sepddf

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Você Sabia?


#Repost @SEPD
.
.
 Você sabia? De acordo com o artigo 3º da LBI, são tecnologias assistivas: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tem como objetivo promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
.
 Rampas de acesso a calçadas e a prédios, andadores, lupas manuais ou eletrônicas, softwares ampliadores de tela, aparelhos para surdez e avatares Libras são exemplos de tecnologia assistiva que vimos no dia-a-dia.
.
Ter acesso às tecnologias assistivas é um direito das pessoas com deficiência! 👍
.
#LegendaAcessível: ilustração com fundo azul claro. No topo tem escrito “Você sabia?” E abaixo tem escrito “Rampas de acesso, lupas manuais e eletrônicas, aparelhos para surdez e avatares Libras são exemplos de tecnologia assistiva” na cor azul escuro. No centro, tem um homem negro em uma cadeira de rodas, vestindo casaco laranja e calça azul. Na frente dele tem a ilustração de um mapa-mundi e de um celular, com balões de fala acima. Fim da legenda.
.
#SEPD #SecretariaDaPessoaComDeficiência #PessoaComDeficiencia #DF #Leis #Direitos #TecnologiaAssistiva #Acessibilidade #libras