quinta-feira, 25 de junho de 2020

Coddede-DF faz apontamentos à Consulta Pública da SEEDF e solicita audiência



CODDEDE-DF INFORMA 🗣️📣

Coddede-DF faz apontamentos à Consulta Pública da SEEDF e solicita audiência.
A Sociedade Civil do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, reuniu nesta última quarta-feira (24) para construir apontamentos sobre à consulta pública em aberto da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal sobre a: Organização do Trabalho Pedagógico da Educação em Tempo Integral para Atividades não Presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e o Plano Pedagógico da Educação Especial para Atividades não Presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, neste momento de pandemia internacional do coronavírus e as novas políticas educacionais mediadas por tecnologias.
Não obstante, o Coddede requereu a SEEDF a ampla divulgação na rede pública de ensino do Distrito Federal, do e-mail: secretariacoddede@gmail.com; Facebook e Instagram: @coddededf, a fim de que sejamos provocados por estudantes e profissionais com deficiência sobre possíveis violações de direitos, bem como para que haja um feedback e interlocução concernente a implementação das novas políticas de ensino mediado por tecnologia.
Assim, o Coddede desenvolverá ações no sentido de acompanhar as atividades não presenciais por meio do amplo diálogo com a sociedade, inclusive por meio de redes sociais, e de um observatório das ações.
Outrossim, requereu ainda, objetivando tratar-se desse novo mecanismo de educação mediada por tecnologia, a disponibilização de agenda com o (a) Secretário (a) de Estado, a fim de realização de uma videoconferência.
Saiba mais, acessando a íntegra do Ofício no link abaixo:
.
.
#pracegover: A imagem tem o fundo na cor azul escuro. No centro há um box branco com o símbolo de um cadeirante segurando um megafone, na cadeira de rodas está o símbolo do Coddede-DF. Abaixo dele lê-se: "Coddede Informa - #exercíciodacidadania". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e do GDF.
.
.
.
#educacaoinclusiva #acessibilidade #educacaoespecial #inclusão #seedf #gdf #pessoascomdeficiencia #inclusao


quarta-feira, 24 de junho de 2020

Novo horário de atendimento CIL - DF


#Repost @cil.gdf
.
Atenção comunidade surda
.
A @cil.gdf está com novo horário de atendimento:
.
📅 Segunda-feira a Sexta- feira
🕐 Das 8h às 18h
.
E se você prefere o atendimento online, adicione o número de WhatsApp da CIL:
.
📱 (61) 9 9361-3668
.
#LegendaAcessível: Imagem de fundo azul, no topo tem escrito “Fique atento” em letras amarelas. Abaixo tem escrito “Novo horário de atendimento da Central de Interpretação de Libras do DF (CIL), Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, Atendimento online à comunidade surda (61) 99361-3668”. No rodapé tem o logotipo da CIL e ao lado a do GDF com “Secretaria Da Pessoa Com Deficiência” escrito ao lado. Fim da legenda.
.
#SEPD #SecretariaDaPessoaComDeficiência #DF #PessoaComDeficiencia #DeficienciaAuditiva #WhatsApp #Online #Libras #acessibilidade

Terminologia Correta para uma Pessoa que utiliza Cadeira de Rodas



 A pessoa com deficiência que utiliza a cadeira de rodas para locomoção é chamada de “cadeirante”.
.
👉 É importante destacar que o neologismo já faz parte do Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa! Evite outros termos, como paralítico, inválido ou doente.
.
Se quiser diversificar, você pode usar o termo “usuário de cadeira de rodas”, assim pode se referir aos cadeirantes com o respeito que eles merecem! 😉
.
👍 Gostou da dica? Marque um amigo pra ele ficar por dentro também!
.
#LegendaAcessível: ilustração de fundo azul, no topo tem escrito "Quiz" em letras pretas. Abaixo e do lado esquerdo, tem uma ilustração de um menino sentado numa mesa e olhando para o lado com expressão de dúvida. Ao lado do menino tem escrito "(x) Aleijado (x) inválido (x) paralítico ( ) Cadeirante/ usuário de cadeira de rodas". No rodapé tem o logotipo do GDF e ao lado tem escrito "Secretaria da Pessoa com Deficiência". Fim da legenda.
.
#SEPD #SecretariaDaPessoaComDeficiência #PessoaComDeficiencia #Cadeirante #LinguaPortuguesa #Respeito

terça-feira, 23 de junho de 2020

Use Máscara!


Atenção PCDs 
.
⚠️ Fique em casa! Se precisar sair, use a máscara, se cuidem! ⚠️
.
Pessoas com deficiência, são mais propensas de se infectar pelo novo coronavírus por terem dificuldade em seguir as orientações de proteção individual indicadas pela Organização Mundial da Saúde.
.
Segundo a OMS, quanto mais limitada a locomoção e quanto maior a necessidade de cuidado, mais exposta ao vírus essa pessoa ficará.
.
Por isso o governo lançou uma cartilha com informações para pessoas com deficiência sobre a pandemia.
.
➡️ Acesse pelo link: https://sway.office.com/tDuFxzFRhn1s8GGi?ref=Link
.
.

pracegover: A imagem tem ao centro uma mulher cadeirante de cabelos pretos, usando calca jeans preta e jaqueta jeans azul. Acima há dois balões de fala, do lado esquerdo: possui ícones que representam pcd. Do lado direito: lê-se “ Fiquem em casa!”.
No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD.
.
.
.

#pcd #fiqueemcasa #stayhome #coronavírus #covid19 #cartilhainformativa #saúde #inclusão #coddedeDF #sepd #respeito #gdf #pessoascomdeficiencia #acessibilidade #df #moab

Cadastro Único Retoma Atendimentos por Telefone para Beneficiários do BPC



➡️ A Secretaria de Desenvolvimento Social (@sedes_df) retomou nesta semana as entrevistas para realizar a inscrição e atualização de dados no Cadastro Único dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
.
 Para prevenir o contágio de Covid-19, o atendimento para apresentação dos documentos – antes realizado presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – agora será feito por telefone para quem já estava na fila aguardando a entrevista.
.
➡️ Quem já estava na fila de atendimento do Cadastro Único deve aguardar a ligação de um servidor do Cras mais próximo de sua residência. A equipe irá ligar para o telefone que foi informado na solicitação para confirmar os dados do cadastro e apresentar documentação.
.
👉 Para o responsável familiar e os integrantes da família (obrigatório, no mínimo, um documento de identificação por pessoa):
.
 RG
 CPF
 Certidão de nascimento/casamento
 Carteira de trabalho
 Título de eleitor
.
Outros documentos necessários:
.
 Comprovante de residência (preferência conta de luz ou água, celular, cartão de crédito)
 Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes da família (ou nome correto da escola).
.
#LegendaAcessível: Imagem de uma mulher em frente a um computador. No centro tem escrito "Cadastro único" em branco e embaixo "Retoma atendimentos por telefone" em branco também. Por último tem escrito "para beneficiários do BPC" em amarelo. No rodapé tem o logotipo do GDF e ao lado tem escrito "Secretaria da Pessoa com Deficiência" na cor branca. Fim da Legenda.
.
#SEPD #Secretaria #BPC #Cadastro #Cras #PessoaComDeficiencia #Covid_19

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Lei Brasileira de Inclusão


#Repost @Sepd




➡ Você sabia? De acordo com o artigo 63 da LBI, é obrigatória a acessibilidade nos sites mantidos por empresas com sede ou representação comercial no Brasil ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência.

✅ Além disso, os sites devem conter o símbolo de acessibilidade em destaque.

⚠ Fique ligado! Cabe ao poder público incentivar a oferta de aparelhos de telefonia fixa e móvel celular com acessibilidade que, entre outras tecnologias assistivas, possuam possibilidade de indicação e de ampliação sonoras de todas as operações e funções disponíveis.

🤔 Não sabia disso? Talvez mais pessoas não saibam! Que tal compartilhar? 😉

#LegendaAcessível: Arte feita com uma ilustração de uma mão mexendo em um celular. Dele, saem ícones de acessibilidade em Libras e para pessoas com deficiência visual. A imagem traz o texto "Você sabia? Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei nº 13.146/2015 - Artigo 63: Sites de empresas brasileiras ou com representação no Brasil devem garantir opções de acessibilidade".
"

#SEPD #CODDEDE #PessoaComDeficiencia #DF #Leis #Direitos #Acessibilidade #Comunicação #informação #LBI