sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Conheça os tipos de pisos táteis!


#Informação

💙
.
Os pisos táteis são soluções de acessibilidade que facilitam a vida de pessoas com deficiência visual e garantem também mais segurança no dia a dia.
.
Eles apresentam duas linhas principais: piso tátil de alerta e piso tátil direcional. No primeiro caso, é um piso que alerta sobre obstáculos à frente, como escadas ou elevadores. O segundo tem a função de indicar mudança de direção, como em calçadas e corredores.
.
➡️ São eles:
.
👉Piso Tátil Adesivo: a principal diferença deste modelo é que você pode comprar a quantidade exata que precisa das “bolinhas” características do piso tátil, e não peças completas.
.
👉Piso Tátil Garra: é um modelo que possui garras de fixação e, por este diferencial, é ideal para ambientes com carpetes, que normalmente não podem contar com pisos táteis tradicionais.
👉Pisto Tátil Inox: apresenta aderência superior e maior resistência, sendo mais comum em rampas, escadas, estações de trem e metrô e outros ambientes com grande fluxo de pessoas.
.
👉Piso Tátil Ladrilho: É muito resistência a intempéries. É facilmente encontrado em praças, pontos de ônibus e outros locais abertos.
.
👉Piso Tátil Parafuso: como o próprio nome já indica, sua fixação exige o uso de parafusos e não é vendido em placas, mas sim em elementos individuais.
.
👉Pisto Tátil Pino: É um modelo de piso tátil ideal para pisos arenosos e também é vendido por elementos.
.
👉Piso Tátil PVC: Este modelo apresenta grande durabilidade, em razão de sua fabricação em PVC, material que ainda assegura isolamento acústico, térmico e elétrico.
.
👉Piso Tátil PVC Argamassado: É feito com o uso de argamassa, que pode ser instalado em ambientes internos e externos, como em calçadas e praças, aeroportos e condomínios, e vários outros.
.
Gostou da informação?
.
Compartilhe 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem uma foto de pisos táteis de diferentes cores. Abaixo lê-se: “Fique atento – Conheça os principais tipos de pisos táteis”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Libras


.
O Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais é comemorado em 30 de setembro, em referência ao Dia de São Jerônimo, o padroeiro dos tradutores.
.
Um tradutor de Libras trabalha com a palavra escrita, vídeos ou áudios. Sua atuação envolve, por exemplo, traduzir o conteúdo de livros, documentos e outros textos para Libras, no formato de vídeo.
.
Já o intérprete faz uma tradução simultânea do que está sendo falado. Enquanto alguém está fazendo uma palestra em língua portuguesa, por exemplo, esse profissional traduz em tempo real para Libras o que está sendo explicado. Da mesma forma, ele pode interpretar para a língua portuguesa o que um surdo está dizendo em sinais, de maneira que um ouvinte que não conhece Libras entenda.
.
Precisa de ajuda ⁉️
.
Os intérpretes da Central de Libras prestam seus serviços junto aos órgãos do governo de forma totalmente gratuita para quem precisar! O @cil.gdf fica na estação da 112 Sul de metrô. 🚇🤟♿
.
Gostou da informação? Compartilhe! 🔁
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo a foto de uma interprete de libras, fazendo uma tradução simultânea, ela está usando uma camisa azul e óculos de armação preta. Na parte inferior da imgem lê-se: “Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Libras – 30 de setembro”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE DF e SEPD.
-
-

 


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Webinário Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência



#ÉHoje • Nosso webinário "Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência" encerra hoje com chave de ouro! Passou rápido, né?

❗ E o último painel traz como tema "O Protagonismo da Pessoa Surda". Os convidados são o diretor de Acessibilidade Comunicacional da SEPD, Waldimar Carvalho e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar.
📆 A live acontece sexta-feira (25), a partir das 15h30. A transmissão será pela página da SEPD no Facebook. Para assistir, basta apenas rolar a nossa timeline no horário marcado. Acompanhe!
#LegendaAcessível: imagem de divulgação da live. No topo tem escrito “webinário, Cidadania e Autonomia da Pessoa com Deficiência. Tema 9: "O Protagonismo da Pessoa Surda", nas cores brancas, amarela e azul. Ao lado tem o símbolo de acessível em libras. No centro tem a foto dos dois participantes com os respectivos nomes em baixo. Ao lado das fotos tem escrito “terça-feira, 29/09 a partir das 15h30”, nas cores branco e amarelo. Abaixo tem escrito “ao vivo, na página
www.facebook.com/sepd.df
”, nas cores branco e amarelo. No rodapé tem o logotipo do Coddede e da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Fim da legenda.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Integrantes do Coddede DF: PNNE/UNB


 

.
Não estamos sozinhos!😉
.
⚠️ Conheçam os Representantes da Sociedade Civil do Coddede DF.
.
PNNE UNB - O Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE/UnB) tem o objetivo de estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com necessidades especiais na UnB e assegurar sua inclusão na vida acadêmica, por meio da garantia de igualdade de oportunidades e condições adequadas para o seu desenvolvimento na universidade. O programa atende aos membros da comunidade acadêmica que apresentam deficiência sensorial, física ou intelectual, dislexia, transtornos globais do desenvolvimento, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
...........................................
.
👉 Contatos:
.
📧 ppne@unb.br
.
☎️ (61) 3107-6323
.
Juntos somos mais fortes!
.
.
#legendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor cinza. No canto superior esquerdo temos a logomarca da PNNE. Na parte direita lê-se: "Integrantes do CODDEDE-DF - ppne@unb.br - (61) 3107-6323 - Por uma sociedade mais inclusiva". No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-