sábado, 1 de outubro de 2022

Dia Mundial dos Ostomizados


👉 Todos os anos, sempre no primeiro sábado do mês, comemora-se o Dia Mundial dos Ostomizados. Essa data tem como objetivo disseminar a conscientização e a visibilidade mundial sobre as pessoas ostomizadas.

.

O Coddede parabeniza todos os ostomizados do Distrito Federal e frisa que continuem na luta para uma melhor qualidade de vida e melhores condições de atendimento. 👏👏

.

#OstomyDay2022

.

Compartilhem 🔁

-

-

#diamundialdosostomizados #ostomia #pessoacomdeficiencia #coddededf #distritofederal #brasil

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Dia Nacional da Pessoa Surda


 #Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Nacional da Pessoa Surda. 

.

👉 O principal objetivo dessa data é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

.

Essa data foi escolhida por ser o dia de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro em 1857.

.

Que no dia de hoje seja momento de incentivar a conscientização e o fortalecimento das lutas da comunidade surda, enfrentando o desmonte e fragilização de políticas públicas, como a educação bilíngue para surdas/os, atendimento de profissionais de saúde em Libras às pessoas surdas, e a orientação às famílias de crianças recém-diagnosticadas com perda auditiva quanto à importância da aquisição da Libras.

.

#PessoasComDeficiênciaImportam

.

Gostou da informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo uma foto de duas pessoas (homem e mulher) conversando por auxílio de Libras. Também temos o símbolo de representa as pessoas surdas na cor amarela. Abaixo deste símbolo, podemos ler: "Dia Nacional da Pessoa Surda" "Incluir é um dever, estar incluído é um direito". No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e da SEPD. Fim da descrição.

-

-

#dianacionaldapessoasurda #surdo #deficiênciaauditiva #pessoacomdeficiência #coddede #distritofederal #brasil