sábado, 2 de outubro de 2021

Dia Mundial dos Ostomizados


Hoje é o Dia Mundial dos Ostomizados.

.

A ostomia é um procedimento cirúrgico realizado no aparelho digestivo, urinário ou respiratório que tem como objetivo criar um desvio dos conteúdos que passam por estes sistemas para o meio externo.

.

A data de hoje é comemorada todos os anos sempre no primeiro sábado de outubro. Em 2021 o tema será: “Coloque uma bolsa na sua vida”. O Coddede parabeniza todos os ostomizados do Distrito Federal e frisa que continuem na luta para uma melhor qualidade de vida e melhores condições de atendimento.

.

#pessoasostomizadasimportam

.

#OstomyDay2020

.

Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo a imagem de uma pessoa ostomizada. Abaixo da foto temos o ícone do Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada. Mais abaixo lê-se: “Dia Mundial dos Ostomizados - 03 de outubro”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#Diamundialdosostomizados #ostomia #pessoacomdeficiencia #coddededf #distritofederal #brasil

 

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Direitos da Pessoa Surda


 

#Informação 🗣️📣

.

Você sabe quais os direitos da pessoa surda?

.

São os principais:

.

- Prioridade no atendimento em estabelecimento comerciais;

- Acesso à informação e a comunicação com a utilização de Close Caption e Intérprete em alguns programas de tv;

-Na educação com a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, recursos de tecnologia assistiva, em processos seletivos, é garantida a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras e adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

-Do processo de habilitação (CNH) ser de forma acessível com intérprete de Libras para acompanhamento em aulas práticas e teóricas;

-Na saúde com atendimento no SUS inclusive capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso de Libras e sua tradução e interpretação;

.

Gostou da informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem uma ilustração de dois livros o martelo e uma balança representando as leis. Abaixo podemos ler: “Direitos da Pessoa Surda”. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#surdo #deficiênciaauditiva #direitos #lei #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil


terça-feira, 28 de setembro de 2021

Você sabe porque o termo surdo-mudo não deve ser utilizado?


#Informação 🗣️📣

.

Você sabe porque o termo surdo-mudo não deve ser utilizado?

.

Primeiro, é preciso perceber que o termo trata duas deficiências como sendo uma só, como se a surdez estivesse, invariavelmente, conectada com o fato de o indivíduo ser mudo. Isso não é  verdade. Embora possa haver alguns casos em que a pessoa que não ouve também não fala por alguma alteração psicológica, ou mesmo por ausência de cordas vocais.

.

Sendo assim a melhor maneira de falar seria: “Pessoa surda” ou “Pessoa com surdez”. Conhecer as deficiências e saber como denominar as pessoas que as têm é o primeiro passo para abolir a discriminação e incluí-las à sociedade de maneira digna. 

.

Gostou da informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de uma mulher de olhos fechados cobrindo seus ouvidos. Abaixo podemos ler: “Entenda porque o termo surdo-mudo não deve ser utilizado”. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#surdo #deficiênciaauditiva #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil


 

domingo, 26 de setembro de 2021

Dia Nacional da Pessoa Surda


 

#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Nacional da Pessoa Surda. A data foi oficializada pelo decreto-lei nº 11.796 em outubro de 2008. O principal objetivo dessa data é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade brasileira.

.

Que no dia de hoje possamos contribuir para maiores conquistas para a garantia total da inclusão das pessoas surdas.

.

#PessoasComDeficiênciaImportam

.

Gostou da informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de duas pessoas conversando utilizando a Libras. Abaixo podemos ler: “26 de setembro – Dia Nacional da Pessoa surda”. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#dianacionaldapessoasurda #surdo #deficiênciaauditiva #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil