terça-feira, 26 de julho de 2022

Coddede Informa


 #CoddedeInforma 🗣️📣

.

Nesta terça-feira (26), o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Coddede), por meio dos (as) Conselheiros (as), Francisco Djalma e Aline Couto, reuniram-se com os representantes da Universidade de Brasília (UnB), por meio da Profa. Sinara Pollom Zardo, Diretora da Diretoria de Acessibilidade (DAC) e Symone Rodrigues Jardim, Diretora de Inovação para o Ensino de Graduação, a fim de prospectarem novos encaminhamentos e estratégias que possam viabilizar o ingresso na Instituição, de pessoas com deficiência, oriundas de escolas particulares, objetivando acessar o direito as cotas, bem como, o instrumento de avaliação biopsicossocial utilizado, na entrevista dos aprovados no processo seletivo, já que esta temática está pendente de regulamentação.

.

👉O Coddede fez a provocação em fevereiro de 2022 e neste segundo momento, restou pactuado, o encaminhamento da demanda ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, para estudo, avalição e manifestação, de modo a viabilizar e garantir os direitos das pessoas com deficiência em acessar e permanecer na Instituição.


O(a)s Conselheiro(a)s do Coddede informaram que o Conselho está à disposição para colaborar no que for necessário para que o pleito tenha seguimento na Universidade.

.

.


Seguimos trabalhando 💪

.

Coddede: Exercício da Cidadania! 💙

-

-

#coddededf #sepd #reunião #unb #graduação #processoseletivo #cidadania #acessibilidade #pessoacomdeficiência #distritofederal #brasil

Dia do Tradutor e Intérprete de LIBRAS


 

Hoje é Dia do Tradutor e Intérprete de LIBRAS 💙🤟
.
Uma data muito importante que homenageamos o trabalho de excelência, desenvolvido pelos profissionais responsáveis por prestarem serviços à comunidade surda, por meio da Língua de Sinais.
.
O Coddede homenageia o @s.thorneoficial, Intérprete de Libras lotado na Central de Líbras - Secretária Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) que tanto tem auxiliado este Colegiado nas ocasiões.
.
Gratidão! 🥰
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo uma mulher fazendo símbolo de libras com as mãos. Na parte superior temos o símbolo utilizado na acessibilidade de Libras. Abaixo pode-se ler: "Dia do tradutor e intérprete de Libras" "26 de julho". No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede e da SEPD. Fim da descrição.
-
-
#tradutoreintérpretedelibras #linguadesinais #libras #surdos #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #porbrasilia #brasil