sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020


.
De 21 à 28 de agosto acontece a semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020. 🧩♿
.
O objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.
.
Com base no tema: "Protagonismo empodera e Concretiza a inclusão Social” vem com o propósito de fomentar o debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.
.
É importante lembrar que ao mesmo tempo que o protagonismo exige uma atitude do próprio sujeito, exige também ações e atitudes da família, da sociedade e do estado, a fim de reconhecerem em cada pessoa com deficiência, características individuais, valores e potenciais para o seu empoderamento no contexto da diversidade humana.
.
Somos capazes! 💪
.
Apoie essa idéia ❤️😉
.
#pracegover: A imagem tem uma criança com deficiência intelectual assistindo algo no tablet queestá sendo segurado por uma mulher de cabelos pretos usando uma blusa azul, na mesa há jogos de montar "lego". Abaixo lê-se: “Semana Nacional da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla 2020 – Tema: Protagonismo empodera e Concretiza a inclusão Social”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-


 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

em todas as deficiências são visíveis

 


.
Você sabia que nem todas as deficiências são visíveis? 👁️
.
Muitas pessoas sofrem preconceito quando utilizam vagas ou serviços exclusivos para pcds pelo fato de “não aparentarem” ser pessoas com deficiência .
.
Alguma vez você já ouviu alguém se referir a uma pessoa com deficiência com a seguinte frase: “mas ele nem parece ter deficiência”? Isso acontece por estarem ligadas ao estereótipo que deficiência é somente aquela que é visível aos olhos. ♿
.
É o caso de deficiências intelectuais, deficiência física como ostomia. Mesmo sendo deficiências “invisíveis” nem por isso são menos importantes, já que essas pessoas também requerem adaptações que são fundamentais para conseguirem realizar com tranquilidade suas atividades mais cotidianas.
.
Procure sempre falar e perguntar com gentileza e sem preconceitos.
.
Respeitar as diferenças inclui o respeito por aquilo que você também não vê! 💙💙💙
.
.
#pracegover #pratodosverem: A imagem possui o fundo na cor azul, na parte superior lê-se: “Nem todas as deficiências são visíveis”. Abaixo temos um ícone de pessoa com várias sombras projetadas abaixo em forma de ícones de pessoas com deficiência. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aprovada a resolução nº 15!



#CoddedeInforma 🗣️📣
.
Aprovada a resolução nº 15, de autoria dos orgãos CDPDDH E CODDEDE que define recomendações sobre as condições de educação no período de pandemia no Distrito Federal.
.
Publicado em Diário Oficial do Distrito Federal – Edição n. 155, segunda-feira, 17 de agosto de 2020 – páginas nº 16 e 17, a resolução nº 15, de 10 de agosto de 2020, é responsável por definir recomendações sobre as recomendações sobre as condições de educação no período de pandemia.
.
👉 Nesse sentido, a resolução possui às diretrizes:
.
Recomendar à SEEDF a continuidade da disponibilização de conteúdo, através de plataforma digital, aulas gravadas ou outros formatos, para todos os alunos, adotando-se como medidas: gratuidade no acesso à comunicação digital para todas as comunidades escolares;
.
Sistema de tecnologia de informação e metodologia de ensino a distância acessíveis e
adequados para que os alunos tenham um aprendizado efetivo, e completo.
.
Em relação aos alunos com deficiência, recomenda-se adequação/adaptação do conteúdo programático por meio de tecnologias de informação para todo o tipo de deficiência, bem como profissionais capacitados que possam auxiliar nas atividades escolares e complementares considerando as especificidades individuais na interação com o formato de educação presencial e a distância.
.
Quer saber todas as suas diretrizes??
.
Acesse a íntegra do Ofício no link (https://drive.google.com/…/10rT8rUeyCb9IsGaXKG1-4Vak7…/view…).
.
.
Nada sobre NÓS sem NÓS.
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo uma criança utilizando um computador para acessar sua aula. Abaixo dele lê-se: "Coddede Informa! – CDPDDH e Coddede fazem recomendações que alunos (as) com deficiência deverão ter garantia de acessibilidade nas aulas EAD, durante a pandemia.". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e do SEPD.
.
.
#educação #covid19 #SEEDF #coddededf #distritofederal #gdf #sepd #pessoascomdeficiencia #inclusão #acessibilidade

 

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Aprovada a resolução nº 14!


#CoddedeInforma 🗣️📣
.
Aprovada a resolução nº 14, de autoria dos orgãos CDPDDH E CODDEDE, que define recomendações sobre as condições de trabalho no período de pandemia, visando a proteção das pessoas com deficiência.
.
Publicado em Diário Oficial do Distrito Federal – Edição n. 155, segunda-feira, 17 de agosto de 2020 – página nº 16, a resolução nº 14, de 13 de agosto de 2020, responsável por definir recomendações sobre as condições de trabalho no período de pandemia, visando a proteção das pessoas com deficiência do DF.
.
Nesse sentido, a resolução possui às diretrizes:
.
Recomendar à Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional que na ocorrência de decretação de retorno do trabalho presencial, as pessoas com deficiência visual permaneçam em home office, enquanto perdurarem altos índices de contágio e letalidade no Distrito Federal.
.
Recomendar às empresas privadas que, caso tenham funcionários com deficiência visual total ou com baixa visão, garantam o exercício de suas atividades laborais de modo remoto, por equipamentos e sistemas informatizados pelo período em que vigorarem as medidas oficiais de isolamento social e demais orientações dos serviços de saúde com vista a prevenção ao contágio.
.
Assegurar, na impossibilidade de prestação de serviço remoto em suas residências (teletrabalho), que a pessoa com deficiência, seja dispensada do comparecimento ao local de trabalho, com remuneração garantida, no período em que vigorarem as medidas oficiais de contenção da pandemia do Covid-19, adotando-se medidas como: licença remunerada; a antecipação de férias individuais; a concessão de férias coletivas; o aproveitamento e a antecipação de feriados; o banco de horas, para assim viabilizar a manutenção dos empregos sem prejuízos trabalhistas.
.
Saiba mais, acessando a íntegra do Ofício no link ( https://drive.google.com/…/1mKMz6s265Wzg33XJsKN6CCrfw…/view… ).
.
.
Nada sobre NÓS sem NÓS.
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo uma PCD cadeirante trabalhando em casa. Abaixo dele lê-se: "Coddede Informa! CDPDDH e CODDEDE, recomendam que pessoas com deficiência possam trabalhar em home office, enquanto perdurarem elevados índices de infecção do COVID-19 no DF ". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e do SEPD.
.
.
#trabalho #homeoffice #coddededf #distritofederal #gdf #sespd #pessoascomdeficiencia #inclusão #acessibilidade