sábado, 30 de abril de 2022

Dia Nacional da mulher


👉 Neste dia especial queremos parabenizar as todas mulheres e reforçar necessidade de maior reconhecimento delas na sociedade com garantia de igualdade e de direitos. Precisamos cobrar esses direitos sobretudo quando falamos das mulheres com deficiência.

.

Dia Nacional da mulher: Força e dedicação em busca de RESPEITO! 

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de uma mulher com Síndrome de Down em pé, usando uma jardineira amarela e mandando um beijo. Na lateral esquerda podemos ler: "Dia Nacional da Mulher". Força e dedicação em busca de respeito". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#dianacionaldamulher #coddededf #pessoacomdeficiência #distritofederal #brasil

 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Dia Internacional do Cão-guia


👉Todos os anos o Dia Internacional do Cão-guia é comemorado na última quarta-feira do mês de abril. A utilização de cães-guia é fundamental para a autonomia das pessoas com deficiência visual. 🐕♿
.
Essa data importante homenageia esses grandes companheiros das pessoas com deficiência visual. ❤️
.
⚠️ É Lei! - É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei. (Art. 1º da Lei nº 11.126, de 27/06/2005).
.
Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior um cão-guia da raça Golden Retriever acompanhando o seu dono. Abaixo podemos ler: "Dia Internacional do Cão-guia" "É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei." "ART. 1º DA LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.
.
.
#cãoguia #companheiro #deficiênciavisual #autonomia #inclusão #coddede #distritofederal #brasil

 

domingo, 24 de abril de 2022

Dia da Libra Brasileira de Sinais


 

#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia da Libra Brasileira de Sinais (Libras), a segunda língua oficial do Brasil. 👏🤞

.

Essa data foi criada para celebrar o uso e a regulamentação desta forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, que também é uma importante ferramenta para a inclusão.

.

Sem voz, as mãos vencem o silêncio e fazem a comunicação!

.

Compartilhem! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na parte superior temos uma foto de uma professora instruindo uma criança a se comunicar utilizando a língua brasileira de sinais. Abaixo podemos ler: "Dia da Língua Brasileira de Sinais" "24 de abril". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#dianacionaldalinguabrasileiradesinais #linguabrasileiradesinais #libras #acessibilidade #inclusão #linguagem #coddededf #distritofederal #brasil