quarta-feira, 27 de maio de 2020

Máquinas de cartão de crédito e débito adaptadas para as pessoas com deficiência visual




 A partir de agora, as empresas que possuem máquinas de cartão de crédito e débito serão obrigadas a disponibilizar equipamentos adaptados para pessoas com deficiência visual. 💳
.
 A lei n.º 6.593, de 25 de maio de 2020, é de autoria do @deputadoiolando e foi sancionada pelo governador @ibaneisoficial. A partir da publicação, as empresas terão até 180 dias para fazer adaptações de áudio nas máquinas.
.
-
#LegendaAcessível: Arte feita com a foto de uma máquina de cartão de crédito/débito, utilizada em comércios. A foto foi tirada próxima do equipamento e há um cartão inserido. Também é possível ver uma mão segurando a máquina. A imagem traz o título "agora é lei" e o texto "máquinas de cartão de crédito e débito adaptadas para pessoas com deficiência visual". Fim da legenda.

Autistas serão livres de penalidades caso sejam flagrados sem máscara no DF!





Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ou deficiência intelectual não serão mais penalizados caso sejam flagrados sem máscaras. O decreto n° 40.831, publicado na edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (26) traz a flexibilização do decreto n° 40.648, de 23 de abril de 2020, o qual regulamenta o uso obrigatório de máscaras de proteção facial.

👉🏼 O objetivo da medida é atender autistas, que enfrentam dificuldades sensoriais e de adaptação ao uso de máscaras.
🔴 Em caso de abordagem por agentes fiscais, a pessoa ou o acompanhante podem apresentar laudo ou relatório médico comprovando a deficiência intelectual.
😷 Mas vale destacar que o uso das máscaras, além da higienização, ainda são as formas mais eficientes de evitar a propagação do novo coronavírus. E se você puder, fique em casa! 🏠
-
#LegendaAcessível: Arte feita com a foto de um agente de vigilância de saúde, usando um colete branco e uma blusa amarela. Ele aborda um rapaz, que usa uma máscara de cor preta e o orienta. Ambos estão na Rodoviária do Plano Piloto, em frente a um local, com a placa "administração da rodoviária". A imagem está sob um filtro azul e, em destaque, está o seguinte texto: "autistas livres de penalidades caso sejam flagrados sem máscaras". Fim da legenda.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Coddede Informa!




O Coddede solicita a SEE-DF, atenção especial aos direitos das Pessoas com Deficiência, sobre as novas políticas de educação à distância, em tempos de isolamento social.

Dessa vez, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – Coddede/DF, solicitou nessa última segunda-feira (25/05) à Secretaria de Estado de Educação – SEE-DF, por meio do Ofício nº 001/2020 – SEPD/Coddede-DF,  atenção especial aos direitos das pessoas com deficiência, sobre as novas políticas de educação à distância neste momento de pandemia internacional em razão do coronavírus: COVID-19, objetivando que sejam tomadas todas as providências e atendimento das exigências legais, de modo a garantir a acessibilidade nos meios virtuais, de forma acessível e inclusiva que possam ser efetivas às pessoas com deficiência e suas especificidades.

Argumentando que é objetivo fundamental da República: “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” e que o artigo 9° da LBI, prevê atendimento prioritário às pessoas com deficiência.

Ressaltou que a educação é direito fundamental da pessoa com deficiência, devendo ser prestada visando o seu desenvolvimento pessoal, a qualificação para o trabalho e o preparo para o exercício da cidadania, observando que a falta de acessibilidade tecnológica e comunicacional leva à evasão escolar e colabora para perpetuar um ciclo de exclusão social que impacta na falta de acesso a outros direitos fundamentais, comprometendo gravemente a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Solicitando assim, que a SEE implemente o recenseamento de profissionais e estudantes com deficiência, com dados de localização geográfica, tipos de deficiência, idade, quais recursos de acessibilidade são ofertados e quais mais precisam ser implantados; Sistema de tecnologia de informação e metodologia de ensino a distância acessíveis e adequados aos diferentes tipos de deficiência; Capacitação e apoio técnico para que educadores adaptem conteúdos e metodologias de ensino ao formato de educação a distância; contratação de profissionais para que possam atender individualmente estudantes com deficiência; e canais de comunicação acessíveis para toda a comunidade escolar.

Assim, uma vez tratar-se de um grupo que se encontra em vulnerabilidade, diante da situação proposta, o Coddede solicitou a tomada de providências pela SEE-DF, a fim de que sejam garantidos o atendimento aos alunos (as) com deficiência, respeitando as suas especificidades.

O Distrito Federal está em pleno exercício para garantir a vida do (a) Cidadão (ã), contudo, deve observar a vulnerabilidade deste segmento e atender as solicitações legais.

Juntos somos mais!!!

#brazil #pessoascomdeficiencia #pcd #gdf #sejusdf #distritofederal #covid19 #see #sepc  #coddededf

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma




Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Essa doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular.
Não possui cura e por isso precisa-se de acompanhamento pois quando não é tratada pode levar à cegueira.



A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Pracegover: A imagem tem a foto em formato circular de uma moça loira fazendo um exame oftalmológico. Na parte central superior lê-se: “26 de maio – Dia Nacional de Combate do Glaucoma”. No canto inferior direito temos a logomarca do CODDEDE e Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.
.
.
.