sexta-feira, 8 de abril de 2022

Coddede Informa!



📢 Coddede Informa!
.
A Presidente do Coddede, Ana Paula Batista ( @anapaulabatistaoficial) participou como convidada na manhã desta sexta-feira (08/04), da "Cerimônia de Celebração do Dia Nacional do Braille", organizada pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais - ABDV.
.
 Na ocasião, a cerimônia foi conduzida pela Denise Braga - Presidente da ABDV, e teve como convidado o Sr. Cláudio Panoeiro - Secretário Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
.
O evento teve como objetivo, homenagear os protagonistas que fortalecem o acesso ao direito da escrita Braille e fortalecer a pauta das pessoas com deficiência visual, em busca de acessibilidade e inclusão social plena. 
.
Pessoas com Deficiência Importam!
.
Coddede: Exercício da Cidadania! 💙
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem as cores: azul e branco. Na parte superior pode-se ler: "Dia Nacional do Sistema Braille". Abaixo temos uma foto de 5 pessoas, sendo 3 mulheres e 2 homens, eles estão sentados observando  enquanto uma  mulher "Denise Braga "está discursando ao microfone. Na parte inferior direita temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.
.
.
#coddededf #braille #deficiênciavisual #evento #abdv #acessibilidade #garantiadedireitos #inclusão #pessoascomdeficiência #distritofederal #brasil


 


Dia Nacional do Sistema Braille


 

#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Nacional do Sistema Braille, um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. ♿👀✋

.

O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância das políticas públicas das pessoas com deficiência visual no sistema educacional do nosso país.

.

Ao oferecer uma educação inclusiva de qualidade é possível refletir sobre os desafios e as oportunidades de conhecimento que são permitidos através do sistema Braille.

.

Precisamos de mais inclusão, respeito e acessibilidade!

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma foto de um dedo tocando no sistema braille. Abaixo podemos ler: "Inclusão, respeito e acessibilidade!" "Dia Nacional do Sistema Braille" "8 de abril".  No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#acessibilidade #DiaNacionaDoSistemaDeBraille #braille #DeficiênciaVisual #Inclusão #CoddedeDF #DistritoFederal #brasil

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Dia Mundial da Saúde


 

#Informação 🗣️📣

.

O Dia Mundial da Saúde tem como objetivo garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo.

.

Vocês sabiam que a Lei Brasileira de Inclusão - LBI tem  normas de Direito à Saúde das pessoas com deficiência? É o caso do Art. 18 § 4º.

.

⚠️ As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar:

.

➡️I – diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar;


➡️II – serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida;


➡️III – atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação;


➡️IV – campanhas de vacinação;


➡️V – atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais;


➡️VI – respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência;


➡️VII – atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida;


➡️VIII – informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre sua condição de saúde;


➡️IX – serviços projetados para prevenir a ocorrência e o desenvolvimento de deficiências e agravos adicionais;


➡️X – promoção de estratégias de capacitação permanente das equipes que atuam no SUS, em todos os níveis de atenção, no atendimento à pessoa com deficiência, bem como orientação a seus atendentes pessoais;


➡️XI – oferta de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos, insumos e fórmulas nutricionais, conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde.

.

Saúde é um direito de todos!

.

Gostou da informação?? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior uma foto de um estetoscópio junto a um coração. Abaixo podemos ler: "Acesso a saúde" "Lei Brasileira de Inclusão Art. 18 § 4º" "07/04 Dia Mundial da saúde".

-

-

#saúde #lbi #pessoacomdeficiência #saúdepcd #direitos #coddededf #distritofederal #brasil

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Coddede Informa!


 

#CoddedeInforma 🗣️📣

.

Nesta quarta-feira (06), o Plenário do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, reuniu-se em duas reuniões ( IV Reunião Extraordinária e XVI Reunião Ordinária ) para tratar os seguintes temas:

.

👉 Formação da Comissão Eleitoral, objetivando a realização do processo

eleitoral da Sociedade Civil do Coddede;

👉 Aprovação da Ata da Décima Quarta Reunião Ordinária do Coddede,

realizada no dia 1º de dezembro de 2021 e Ata da Décima Quinta

Reunião Ordinária do Coddede, realizada no dia 02 de fevereiro de

2022;

👉 Educação Inclusiva no Distrito Federal - salas de recursos e falta de

profissionais para fazer o acompanhamento pedagógico aos estudantes

com deficiência nas unidades educacionais;

👉 Proposta do Decreto de alteração, ao Decreto de regulamentação do

Coddede.

.

Seguimos trabalhando 💪

.

Coddede: Exercício da Cidadania! 💙

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem as cores: azul, branco e laranja. Na parte superior temos 3 losangos, da esquerda para a direita: o primeiro temos o texto: "4ª Reunião Extraordinária do Coddede-DF" ao centro temos uma ilustração de uma pessoa participando de uma reunião virtual e no próximo podemos ler: "16ª Reunião Ordinária do Coddede-DF". Abaixo temos um monitor de computador onde aparece a interface do aplicativo de conferência a distância com as fotos dos participantes". Na parte inferior direita temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#coddededf #sepd #reuniãoordinária #reuniãoextraordinária #comissãoeleitoral #educaçãoinclusiva #cidadania #acessibilidade #pessoacomdeficiência #distritofederal #brasil

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Coddede Informa!


 

📢 Coddede Informa!

.

A Presidente do Coddede Ana Paula Batista ( @anapaulabatistaoficial ) se reuniu com  a Drª Bianca Cobucci da Defensoria Pública do Distrito Federal - DPDF e Alexandre Castro da Central de Interpretação de Libras - CIL, para dialogar sobre os atendimentos com acessibilidade para as pessoas com deficiência.

.

Seguimos em busca de melhorias! 💪

.

Coddede: Exercício da Cidadania! 💙

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de 4 pessoas em pé, sendo 2 homens e 2 mulheres. Da esquerda para a direita: Wiilian da Cunha, Bianca Cobucci, Ana Paula Batista Soledade e Alexandre Castro. Na lateral inferior esquerda temos um pequeno box azul onde pode-se ler: "Atendimento com acessibilidade para as pessoas com deficiência". No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#coddededf #centraldelibras #dpdf #atendimento #acessibilidade #garantiadedireitos #inclusão #pessoascomdeficiência #distritofederal #brasil