quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Coddede Informa!


 

Coddede Informa📣
.
O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, aponta a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES, supostas violações dos direitos das pessoas com deficiência, pois deixaram de acessar insumos indispensáveis a manutenção da bexiga neurogênica.
.
Os insumos como: sonda uretral, pomadas, luvas, sacos coletores, fraldas descartáveis, retemic, gases e outros, são necessários para que os usuários da bexiga neurogênica, possam fazer as suas necessidades fisiológicas, sem perder a sua dignidade humana.
.
O Coddede, além de solicitar as providências necessárias e urgentes a SES, ressaltou as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão, quando preconiza que " (...) considera-se violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação ou omissão, pracada em local público ou privado, que lhe cause morte ou dano ou sofrimento físico ou psicológico."
.
Não obstante, o Coddede solicita a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal – SEPD, a tomada de providências e interlocuções necessárias para a resolução do feito.
.
⚠️ Para mais informações, acesse a íntegra do Ofício, por meio da URL a seguir:
.
.
Acesso o texto acessível, por meio da URL a seguir: ➡️ https://cutt.ly/TjS8o9X
.
Coddede: Exercício da cidadania! 💙
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo uma foto de uma mulher cadeirante. Abaixo, dela temos o texto: “Fique Sabendo!”. Abaixo podemos ler: “Coddede cobra da SES acesso das pessoas com deficiência a insumos e sondas indispensáveis”. Na parte inferior, pode-se ver a logomarca do Coddede e, logo à frente, o nome da Secretaria da Pessoa com Deficiência, seguida da logo do GDF que tem a frase: É tempo de ação. Fim da descrição.
-
-

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional


.
Hoje é o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. 👩🏻‍⚕‍ 💙
.
Esse profissional é responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas visando o desenvolvimento, manutenção ou recuperação das funções motoras, sociais, cognitivas, sensoriais e perceptivas.
.
Com a ajuda dessa modalidade de terapia, pessoas com deficiência têm conquistado maior independência na realização de tarefas do dia a dia. ♿
.
O trabalho desenvolvido pelo terapeuta, não considera apenas a limitação da pessoa com deficiência, mas a sua individualidade no contexto social.
.
A adaptação da residência da pessoa com deficiência também faz parte do trabalho do terapeuta ocupacional, ele avalia o desempenho funcional do paciente dentro de sua própria casa ou do seu local de trabalho, sempre com o objetivo de facilitar o dia a dia dessa pessoa, evitando o risco de quedas ou acidentes.
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁
.
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto de uma profissional de terapia ocupacional no consultório auxiliando uma criança com Síndrome de Down. No centro, abaixo da imagem há um box azul com o ícone referente ao terapeuta ocupacional e abaixo lê-se: “Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional”. Abaixo do texto há mais um box na cor azul onde podemos ler: “19 de janeiro. Na parte inferior direita, pode-se ver a logomarca do Coddede e, logo à frente, o nome da Secretaria da Pessoa com Deficiência, seguida da logo do GDF que tem a frase: É tempo de ação. Fim da descrição.
-
-