terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Dia Mundial do Braille


Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Mundial do Braille. 🖐️⭕👨🏻🦯

.

Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual. O método de alfabetização é composto por sinais gravados em relevos, que permitem o registro de letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário para a comunicação.

.

Precisamos defender a acessibilidade em todas as áreas! Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual. Conhecimento e educação são direitos de todos. No Brasil, segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 6,5 milhões de brasileiros apresentam deficiência visual severa, 506 mil têm perda total da visão e 6 milhões têm grande dificuldade para enxergar.

.

Curtiu a informação? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de uma mão auxiliando na leitura com o sistema braille. Abaixo podemos ler: "Dia Mundial do Braille" "4 de janeiro". No canto inferior temos as logomarcas do Coddede e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#diamundialdobraille #braille #sistemabraille #deficiênciavisual #cego #pessoacomdeficiencia #inclusão #coddededf  #distritofederal #brasil