sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Você Sabia??

 

#Informação 💙
.
Você sabia que Libras foi reconhecida como 2ª língua oficial do Brasil? 🤟
.
A Libras é a língua de sinais que se constituiu naturalmente na comunidade surda brasileira. É uma língua viva e autônoma reconhecida pela linguística por apresentar todos os níveis que constituem quaisquer outras línguas e possuir níveis de: síntese (estrutura), semântica (significado), morfológico (formação de palavra), fonológico, (unidades que constituem uma língua) e pragmático (contexto conversacional).
.
😍 De acordo com a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 ela foi reconhecida como a segunda língua oficial e por isso possui o mesmo status que o português falado.
.
Gostou da Informação?
.
🔁 Compartilhe
.
 Coddede: Espaço de atendimento e exercício da cidadania à pessoa com deficiência.
.
.
#pracegover: A imagem possui o fundo na cor azul, na parte superior temos ícones com mãos executando a palavra “libras” em libras. Abaixo lê-se: “Você sabia? - A língua Brasileira de sinais é reconhecida como segunda língua do País. Portanto possui o mesmo status que o português falado”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#libras #línguabrasileiradesinais #garantiadedireitos #pessoacomdeficiência #pcd #acessibilidade #cidadania #coddededf #distritofederal #brasil

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Dia Nacional dos Direitos Humanos


.
Hoje é o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
.
Esses direitos são aqueles inerentes à todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
.
O Coddede-DF luta para garantir os direitos individuais e coletivos, das pessoas com deficiência do Distrito Federal.
.
Portanto se você PCD foi vítima de algum caso que viole os direitos humanos...
.
Não se omita!
.
📞 Entre em contato conosco ou Disk 100 e denuncie!
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto de mãos ao redor como sinal de proteção, e dentro dela há recortes de papel em formato de pessoas. Abaixo lê-se: “Dia Nacional dos Direitos Humanos - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
 

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CNH Especial!

 

#Informação
.
Você sabia que Pessoas com Deficiência têm direito a uma carteira de habilitação especial? 🚗
.
A CNH especial é destinada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo doenças que podem afetar as funções motoras e cognitivas, desde que não afetem à capacidade de dirigir das pessoas.
.
Como ter acesso?
.
➡️Ser maior de 18 anos;
➡️Ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência;
➡️Se submeter à avalição médica meticulosa, realizado por uma junta especializada de médicos, credenciada ao Detran do seu estado.
.
⚠️Importante: O Detran disponibiliza em seu site a lista de clínicas autorizadas, assim como a de centro de formação de condutores (CFC) credenciados.
.
O exame é o mesmo aplicado aos demais candidatos, com o mesmo percurso e critérios de avaliação, conforme determina a legislação federal. A diferença é que um médico acompanha todo o percurso da prova para avaliar se o veículo utilizado atende às necessidades do futuro condutor.
.
.
#pracegover: A imagem tem uma foto de CNH e ao lado uma placa com o chaveiro do símbolo de cadeirante, ao lado há uma chave de carro com o chaveiro de um carro na cor prateada. Abaixo lê-se: “CNH especial – Entenda como funciona”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.
#cnhespecial #cnh #habilitação #garantiadedireitos #pessoacomdeficiência #pcd #acessibilidade #cidadania #coddededf #distritofederal #brasil

domingo, 9 de agosto de 2020

Feliz dia dos Pais


Feliz Dia dos Pais!
.
O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste dia tão especial homenageia a grandeza de todos os pais, que durante toda uma vida provam-se ser melhor, alguém sempre presente e constante, alguém que é a força e a estabilidade mesmo nos momentos mais difíceis.
.
Parabéns para aqueles que cuidam amam e protegem! 🥰
.
.

#pracegover: A imagem tem ao fundo um pai (pessoa com deficiência: cadeirante) abraçando o seu filho. Na parte de baixo da imagem lê-se: “Feliz Dia dos Pais – Aquele que cuida, ama e protege!”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
.
.
.

#diadospais #felizdiadospais #paidepessoacomdeficiência #pessoacomdeficiência #pcd #acessibilidade #cidadania #coddededf #distritofederal #pessoascomdeficiencia #pai #familia #amor