terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Dia Nacional do Cego



#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Nacional do Cego 👨🦯

.

Essa data tem o objetivo de de diminuir o preconceito e a discriminação.

.

A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita ou adquirida.

.

👉Cegueira é o termo usado para a perda total de visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille ou de sistemas que verbalizam textos em computadores e celulares para a comunicação de leitura e escrita.

.

👉Baixa visão é o termo usado para a pessoa que tem sua função visual comprometida, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para executar algumas tarefas. Seu resíduo visual lhe permite ler impressos com o auxílio de recursos de tecnologia assistiva, como letras ampliadas, lupas e ampliadores de tela, por exemplo.

.

Gostou da informação?? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de um deficiente visual agachado acompanhado do seu cão guia e segurando uma bengala, ele está em um parque. Na imagem podemos ler: “Dia Nacional do cego – 13 de dezembro". Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#cego #dianacionaldocego #deficiênciavisual #pcd #pessoacomdeficiencia #direitos #coddededf #distritofederal #brasil #sepd #gdf

 

Dia Nacional do Audiodescritor



Informação 🗣️📣
.
Hoje é o Dia Nacional do Audiodescritor. 🎙️Profissional que transforma imagens em palavras, colaborando para que pessoas com deficiência visual possam entender melhor produtos audiovisuais e participar em igualdade de oportunidades de todos os tipos de eventos e espetáculos.
.
Desde 2013, a profissão de audiodescritor está registrada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho.
.
Parabéns para todos os audiodescritores que exercem a sua profissão com amor e dedicação! ❤️👏
.
gostou a informação? Compartilhe 🔁
.
.
#LegendaAcessível A imagem tem ao fundo uma foto de um homem sentando numa plateia, usando roupa social e segurando um tableta enquanto usa fones de ouvido. Na imagem podemos ler: "Dia do Audiodescritor" "13 de dezembro".  No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.
-
-
#audiodescrição #audiodescritores #pessoacomdeficiência #inclusão #coddede #distritofederal #brasil