sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Acessibilidade Digital


 #Informação

🗣️📣
.
O mundo está cada vez mais digital. Hoje, dá para fazer quase tudo online e pensando nas Pcd’s, entendemos a necessidade de oferecer sites acessíveis.
.
Acessibilidade Digital, permite que diferentes tipos de pessoas, possam acessar os conteúdos online, com plenitude e autonomia.
.
Características de um site acessível: ⤵️
.
👉🏻 Perceptível: os conteúdos precisam estar em mais de uma forma, como textos descritivos das imagens, legendas em vídeos, robô de libras.
.
👉🏻 Operável: todos os usuários conseguem realizar as diversas operações sem barreiras, o que inclui navegação pelo teclado. A velocidade da página precisa ser equilibrada: nem rápida ou devagar demais. E evitar recursos que sejam gatilho para ataques epiléticos, como o excesso de cores, iluminação ou uso de pop-ups.
.
👉🏻 Compreensível: os textos devem ter sentenças claras e objetivas. É fundamental fazer uma escolha adequada de fontes. Assim, pessoas com dislexia, deficiências intelectuais, dificuldade de leitura, podem consumir o conteúdo.
.
👉🏻 Robusto: a programação do site precisa estar apta a rodar as tecnologias assistivas existentes e tornar o site navegável pelo teclado, o que é imprescindível especialmente para pessoas com deficiência motora.
.
.
⚠️ No artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão, expressa que a acessibilidade é uma obrigação para sites/plataformas digitais. A discriminação de pessoas com deficiência pode ser alvo de multa e prisão de até 5 anos.
.
📞 Se você foi vítima de algum caso que viole os direitos humanos... Entre em contato conosco ou Disk 100 e denuncie!
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁
.
.
#pracegover: A imagem tem ao fundo um teclado de computador com 3 teclas azuis contendo respectivamente o símbolo de acesso, símbolo de deficiência auditiva e símbolo de deficiência visual. No centro lê-se: “Acessibilidade digital – Porque você deveria se preocupar com isso?”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do Coddede e SEPD.
.
.
.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Enem Inclusivo!


 

.
Neste ano cerca de 6 milhões de estudantes farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse número, 52.598 inscritos solicitaram algum tipo de atendimento especializado.
.
O aumento nos recursos de acessibilidade busca democratizar a prova, este atendimento especializado deve ser solicitado no ato da inscrição e é voltado para pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.
.
Confira abaixo as opções acessíveis oferecidas para a prova:
.
Auxílio ledor: serviço especializado de leitura da prova para pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia;
.
Auxílio para transcrição: serviço especializado de preenchimento das provas objetivas e discursivas para participantes impossibilitados de escrever ou de preencher o Cartão de Resposta;
.
Guia-intérprete: profissional especializado em formas de comunicação e técnicas de guia, tradução e interpretação para mediar a interação entre as pessoas com surdocegueira, a prova e os demais envolvidos na aplicação do Exame;
.
Mobiliário acessível: São disponibilizadas mesas e cadeiras sem braços, mesas para cadeira de rodas e apoios para perna;
.
Sala de fácil acesso: local de prova com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida;
.
Sala especial: sala destinada a acolher participantes em condições que recomendem a separação dos demais, como em caso de doenças infectocontagiosas;
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de caderno de provas o enem acompanhado de um celular com o símbolo de acessíbilidade. Abaixo podemos ler: “Inclusão – Vai fazer o Enem? Confira as medidas que tornam a prova mais acessível às pessoas com deficiência." Na parte inferior direita, temos a logomarca do Coddede e SEPD. Fim da descrição.
-
-