quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Você sabe como funciona o processo de alfabetização de pessoas com Deficiência Intelectual?


#Informação 🗣️📣

.

Você sabe como funciona o processo de alfabetização de pessoas com Deficiência Intelectual?

.

É muito comum escutar essa pergunta sobre pessoas com Deficiência Intelectual. Elas serão capazes de aprender a leitura e a escrita? Se sim, como se dá o processo de alfabetização?

.

⤵️ Abaixo, separamos algumas dicas para auxiliar nesse processo:

.

👉 A pessoa com DI é perfeitamente capaz de aprender a leitura e escrita. No entanto, o professor precisa saber que ela precisa de um tempo maior para a alfabetização; 

👉 Ela nunca deverá ser comparada com os colegas em relação ao seu desenvolvimento;

👉 O professor precisa adequar a sua prática pedagógica ao nível em que se encontra seu aluno com DI;

👉 A alfabetização depende da imagem mental e a sua formação se refere às informações e sensações já percebidas, já aprendidas e está relacionada à memória;

👉 O professor deve construir estratégias que atendam às necessidades dos seus alunos, criando situações de aprendizagem num contexto educativo.

.

Gostou da informação?? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de uma mulher acompanhando um bebê que está manuseando um brinquedo. Abaixo podemos ler: “como funciona o processo de alfabetização de pessoas com Deficiência Intelectual – 29/11 Dia Nacional da Educação”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#deficiênciaintelectual  #educação #pessoacomdeficiencia  #coddededf #distritofederal #brasil 


 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Você sabia??


 

#Informação 🗣️📣

.

Você sabia??

.

É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e descriminação- Art. 27° da LBI.

.

Está na Lei, portanto se você for vítima de algum caso que viole esses direitos... Entre em contato conosco ou 📞 disk 100 e denuncie.

.

Coddede: Exercício da cidadania!

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de uma professora em sala de aula acompanhada de seus alunos, um deles é cadeirante. Abaixo podemos ler: “Você Sabia? - É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e descriminação – Dia Internacional do Estudante 17/11”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#direitos #educação #lei #inclusão #pessoacomdeficiência #coddede #df #brasil