sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Você conhece o símbolo de Baixa Visão?


 

#Informação 🗣️📣

.

O uso dos símbolos de acessibilidade é de extrema importância, por isso, incentivar o conhecimento da sociedade sobre essa sinalização é primordial.

.

O símbolo de baixa visão é utilizado para indicar a presença de recursos para pessoas com baixa visão, que apresentam, geralmente, 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns.

.

Tem-se como exemplos dessas ferramentas: óculos específicos, lupas e lunetas especiais, adaptações de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor cinza claro. No centro temos a representação do símbolo de acessibilidade de baixa visão na cor azul. Abaixo temos o texto:  “Você conhece esse símbolo?”. Abaixo em um box azul podemos ler: “Baixa visão”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#símbolosdeacessibilidade #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Dia Internacional da Síndrome de Asperger


#Informação 🗣️📣

.

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

.

A Síndrome de Asperger faz parte do chamado Transtorno do Espectro do Autismo. Pessoas com Asperger geralmente processam detalhes adicionais ao seu redor e possuem grandes habilidades em observação e ordem detalhadas, processando muito mais os sentidos, fazendo com que cores, sons, cheiros e sentimentos pareçam mais brilhantes, mais altos e mais fortes.

.

⚠️Geralmente, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

.

👉🏻Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;

👉🏻Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;

👉🏻Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos uma foto de uma criança olhando para seus brinquedos coloridos e atrás da sua cabeça há a representação de diversos quebra cabeças coloridos. Abaixo podemos ler:  “Dia Internacional da síndrome de Asperger” e abaixo dentro de um box azul temos o texto: “18 de fevereiro”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#síndromedesperger #autismo #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

BPC/Loas


 

#Informação 🗣️📣

.

Você conhece o BPC/LOAS?

.

É um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) conhecido como BPC – Benefício de Prestação Continuada. Conferidos às pessoas com deficiência de qualquer idade e também aos idosos maiores de 65 anos de idade. ♿👴🏻

.

Além desses requisitos o interessado ao benefício tem que provar também que a família não tem condições financeiras suficientes para de mantê-lo.

.

A avaliação é feita por meio de um assistente social. Por isso, é necessário que o interessado leve no INSS, no dia do protocolo do pedido, um estudo social feito por um assistente social. Para isso compareça ao CRAS mais próximo da sua residência e solicite o seu protocolo.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos uma foto contendo o símbolo de pessoa com deficiência física o lado do símbolo que representa o idoso. Abaixo temos um box com símbolo de dinheiro e abaixo o texto:  “Você conhece o BPC/Loas?” Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#bpc #loas #direitos #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021


 

#Informação 🗣️📣

.

Você sabia?

.

Pessoas com deficiência podem ter direito de 80% até 100% de desconto na passagem aérea do acompanhante. ✈️

.

De acordo com a Resolução n° 9 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de 5 de junho de 2007, caso a pessoa com deficiência necessite de um acompanhante, a empresa deverá oferecer ao acompanhante, no mínimo, o desconto de 80% da tarifa.

.

Está na Lei, portanto se você foi vítima de algum caso que viole esses direitos... Entre em contato conosco ou 📞 disk 100 e denuncie.

.

Coddede: Exercício da Cidadania.

.

Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na imagem temos um cadeirante junto com o seu acompanhante no aeroporto. Ao fundo podemos ver um avião. Na lateral esquerda temos uma tela onde pode-se ler: “Você sabia? - Pessoas com deficiência podem ter direito de 80% até 100% de desconto na passagem aérea do acompanhante”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#viagem #desconto #direitos #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal