segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Dia Mundial do Braille


 

#Informação 🗣️📣
.
Hoje é o Dia Mundial do Braille. 🖐️👨🏻🦯
.
O braille é um sistema de escrita tátil criado há cerca de 200 anos na França. Ele chegou ao Brasil com ajuda do professor José Álvares de Azevedo, o Patrono da educação de cegos no Brasil.
.
O Sistema Braille é um código universal de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, que consta da combinação de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. O espaço ocupado pelos seis pontos forma o que se convencionou chamar "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma: do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1, 2, 3; do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4, 5, 6.
.
Apesar dos avanços tecnológicos que promovem acessibilidade à informação para as pessoas com deficiência visual, entende-se que o conhecimento do Sistema Braille é fundamental para a alfabetização de crianças cegas, bem como para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Dessa forma, a disseminação do Sistema Braille e de recursos e serviços de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual nos cursos de formação de professores no Brasil ainda é um desafio e merece muita atenção.
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo a foto de uma mão infantil tateando e lendo a partir do sistema braille. Na lateral esquerda temos dois boxes onde pode-se ler: “4 de janeiro” e no outro “Dia Mundial do Braille”. No canto direito temos um ícone de mão e diversos pontos, que representa o sistema braille. Na parte inferior direita, pode-se ver a logomarca do Coddede e, logo à frente, o nome da Secretaria da Pessoa com Deficiência, seguida da logo do GDF que tem a frase: É tempo de ação. Fim da descrição
-
-
#diamundialdobraille #braille #sistemabraille #deficiênciavisual #cego #pessoacomdeficiencia #inclusão #coddededf #acessibilidade #distritofederal #brasil #sepd #gdf