sexta-feira, 26 de março de 2021

Prioridade para as Pessoas com Deficiência na vacina do covid-19!


 

Com o anúncio da compra  direta dos imunizantes pelo GDF, as pessoas com deficiência serão finalmente, inseridas no grupo de #PRIORIDADE ?

.

Em resposta ao Coddede, a Secretaria de Estado de Saúde do DF, em 11 de janeiro de 2021, por meio do Ofício nº 243/2021 - SES/GAB  - Processo SEI - 04021-00000443/2020-38, disse “(...) a SESDF, (...), não irá realizar aquisição de vacinas e imunobiológicos, não tendo para isto, a governança necessária para alterar ou modificar os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a distribuição e aplicação de vacinas adquiridas pelo MS (...)”.

.

Fica aqui o questionamento.

.

⚠️ É preciso lembrar que a exclusão total das pessoas com deficiência ao grupo prioritário, fere os direitos declarados na Constituição Federal e na Lei Brasileira de Inclusão. Por isso é imprescindível a inclusão das pcds no grupo prioritário de vacinação.


.

Pessoas com Deficiência importam!!! ♿

.

Coddede em ação

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor azul. Nas extremidades da imagem temos detalhes em formato de vírus. Na parte superior, dentro de um box amarelo podemos ler: “Vacina Covid-19”. Abaixo dele temos o texto: “Com o anúncio da compra direta dos imunizantes pelo GDF, as Pessoas com Deficiência serão finalmente inseridas no grupo  de #PRIORIDADE??”. Abaixo do texto temos uma ilustração de um pedaco de papel branco rasgado onde podemos ler: “Isso pois por meio do ofício nº 243/2021 – Processo SEI - 04021-00000443/2020-38 a SES respondeu: (...) “a SESDF, (...), não irá realizar aquisição de vacinas e imunobiológicos, não tendo para isto, a governança necessária para alterar ou modificar os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a distribuição e aplicação de vacinas adquiridas pelo MS (...)”. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #prioridade #distritofederal #pessoacomdeficiência #coddededf #gdf

quinta-feira, 25 de março de 2021

#PcdProtegidoJá


 

#PcdProtegidoJá 💉

.

Precisamos urgente ser inclusos na prioridade da vacinação do Covid-19!

.

👉 Nos deixar de fora do grupo prioritário fere os direitos declarados na Constituição Federal.

.

⚠️A vacina do Coronavírus é um DIREITO DO CIDADÃO e DEVER DO ESTADO.

.

Precisamos de prioridade! ♿

.

Apoie a campanha do Coddede-DF utilizando a #VacinaPcdJá e #PcdProtegidoJá.

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor laranja. Nas extremidades da imagem temos detalhes em formato de vírus. Na parte superior, dentro de um box branco podemos ler: “Vacina Covid-19”. Abaixo dele temos o texto: “#PcdProtegidoJá - A  vacina  do  corona  vírus  é  um  direito do  cidadão  e  dever  do  Estado. – Precisamos de prioridade!”. Abaixo do texto temos uma ilustração de 2 frascos de vacina contra a Covid-19 e uma seringa branca rodeados por círculos que contem o símbolo de uma cruz. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede. Fim da descrição.

-

-

#vacina #covid19 #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil

Você Sabia?


 

.
Saiba Mais!
.
De acordo com art. 5º, da Lei n. 8.112/1990, às pessoas com deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
.
Está na Lei, portanto se você foi vítima de algum caso que viole esses direitos... Entre em contato conosco ou 📞 disk 100 e denuncie.
.
.
Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁

.

.

#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos uma mão segurando um lápis e respondendo um questionário. Abaixo podemos ler: “Você Sabia? - É obrigatória a reserva para pessoas com deficiência de até 20% das vagas oferecidas em concursos públicos. (Lei n. 8.112/1990 art. 5º)”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

-

-

#prova #concursopúblico #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofedera

quarta-feira, 24 de março de 2021

#VacinaPcdJá


 


#VacinaPcdJá 💉
.
Nenhum plano específico de vacinação das pessoas com deficiência em todo o País foi colocado em prática até agora.
.
👉É preciso lembrar que a exclusão total das pessoas com deficiência ao grupo prioritário fere os direitos declarados na Constituição como direito à vida, direito à saúde e, direito à proteção e à segurança das pessoas com deficiência que se encontrarem em situações de risco. Por isso é imprescindível a inclusão da pessoa com deficiência em fase prioritária de vacinação.
.
⚠️A vacina do Coronavírus é um DIREITO DO CIDADÃO e DEVER DO ESTADO.
.
Apoie a campanha do Coddede-DF utilizando a #VacinaPcdJá .
.
Pessoas com Deficiência importam!!! ♿
.
Coddede: Exercício da Cidadania.
-
-

terça-feira, 23 de março de 2021

Órtese e Prótese - SES DF











#Informação 🗣️📣
Você conhece o Programa de Concessão de órtese e Prótese da Secretaria de Saúde – DF?
👉O Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (NUPOP), também conhecido como Oficina Ortopédica e o Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), setores vinculados a Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (SAIS), são responsáveis pela avaliação, acompanhamento e encaminhamento de pacientes para confecção de órteses e próteses.







Para a aquisição de órteses e próteses ambulatoriais, o cidadão precisa marcar a avaliação através do site: (agenda.df.gov.br) e depois comparecer ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), situado na Estação do Metrô da 114 Sul.




DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: . ✅Documento de Identidade com foto ou certidão de nascimento para menor de 12 anos; ✅Cadastro de Pessoa Física (CPF); ✅Cartão Nacional do SUS; ✅Número do cadastro SES; ✅Comprovante de Residência atualizado; ✅Laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde. .


👉Para mais informações entre em contato com: . Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (NUPOP) – Oficina Ortopédica Telefone: (61) 2017-1145 ramal: 1129 . Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME) Telefone: (61) 2017-1145 ramal: 1164




Gostou da informação?? Compartilhe! 🔁 - - #órtese #prótese #sesdf #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal



 

segunda-feira, 22 de março de 2021

#Informação 🗣️📣
.
👉 Como melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down?
.
A síndrome de Down é um distúrbio genético provocado por uma divisão anormal das células, gerando um cromossomo extra no vigésimo primeiro par do indivíduo. Como consequência, a pessoa acaba tendo um atraso no desenvolvimento motor e intelectual, com graus de intensidade que variam de pessoa para pessoa.
.
Algumas dicas para que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down:
.
👉Brincadeiras e atividades físicas: sejam aulas de dança, natação ou outra atividade recomendada pelo médico, o fato é que as brincadeiras fortalecem os músculos dos pequenos e melhoram a postura e o conhecimento do próprio corpo.
.
👉Atividades manuais: O desenvolvimento motor dos pequenos com síndrome de Down também pode ser estimulado com atividades manuais, tais como pintura, reciclagem e artesanato.
.
👉Atividades de terapia ocupacional e Fisioterapia: O terapeuta pode ajudar no desenvolvimento de tarefas do dia a dia delas, como comer com a colher, beber no copo, saber usar o banheiro e, ainda, brincar com brinquedos apropriados para a idade.
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de 1 criança com síndrome de Down brincando com instrumentos de encaixe. Abaixo da foto lê-se: “Como melhorar o desenvolvimento motor de”. Na parte de baixo em um box azul podemos ler: “Crianças com Síndrome de Down”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.
-
-

 

domingo, 21 de março de 2021

Dia Internacional da Síndrome de Down


 

#Informação 🗣️📣
.
👉 Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down.
.
Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importancia da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Síndromde de Down na sociedade.
.
O diagnóstico da síndrome de Down pode ser realizado durante a gestação ou após o nascimento , ainda na maternidade o q ocorre em aproximadamente 90% dos casos. Na gestação, é detectada pelo exame de sangue direto ou através de sinais indiretos como a translucência nucal e ultrassonografia morfológica.
.
Ser diferente é ser algo mais do que especial!
.
.
⚠️ Onde enxontrar auxilio no DF:
.
DFDOWN – Uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por pais, familiares, profissionais, estudantes e amigos de pessoas com síndrome de Down.
.
👉 Contatos:
.
📧 dfdown@hotmail.com
.
☎️(61) 98153-9288
.
Gostou da informação?? Compartilhe 🔁

.

.

#LegendaAcessível: A imagem tem a foto de 1 criança com síndrome de Down sorrindo. Na parte de baixo em um box azul podemos ler: “21 de Março” e abaixo lê-se: “Dia Internacional da Síndrome de Down”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.
-
-
#síndromededown #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal #brasil