terça-feira, 14 de julho de 2020

Reunião com os representantes da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral


Nesta terça-feira (14), o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede-DF, reuniu com os representantes da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral, da Secretaria de Estado de Educação do DF, a fim de discutir o plano de ação da SEEDF, concernente ao retorno às aulas presenciais, neste momento de pandemia.
.
Foram discutidos pontos, como acesso/disponibilização as ferramentas/notebook, internet, material impresso e se há uma cartilha de orientação de comportamentos dentro da sala de aula, de modo a coibir a propagação e probabilidade de infecção pelo coronavírus, demonstrando que há não um estudo que evidencia uma segurança para o retorno às aulas presenciais, diante da crescente evolução de pessoas infectadas pelo vírus, em todos o DF.
.
Foram também abordados o ponto de atuação da Subin diante das especificidades dos (as) alunos (as) e professores/profissionais de educação com deficiência, bem como o aporte de investimentos pela SEEDF, objetivando o atendimento desse público presencialmente.
.
O Coddede apontou sobre a delicadeza/peculiaridade que a situação demanda emprego desafiador de ações, de modo que estas, não discrimine ou trate com desigualdade no atendimento, às especificidades de cada aluno (a) com deficiência, uma vez que o diálogo com os órgãos de controle, prospecta no estreitamento e projeção de ações adequadas à situação.
.
A Subsecretaria aduz que está tomando todas as medidas necessárias e projetando, o caminho mais eficaz para o retorno às aulas, e claro, que dependerá de toda a avalição e suporte da sala técnica que acompanha a evolução da propagação do coronavírus no Distrito Federal, ou seja, há uma intenção de retorno às aulas, razão pela qual está sendo discutido e afinado todas as ações possíveis, de modo a serem executados sem que haja prejuízo/infecção aos alunos e profissionais com ou sem deficiência.
.
Afirma a Subin, que as dificuldades são muitas, mas que juntos podemos construir um caminho sólido por meio de diálogos como este, dilapidando, moldando e avançando.
.
Participaram da reunião, a Presidente do Coddede, Ana Paula Batista, os (as) Conselheiros (as) da Sociedade Civil, Carlos Maciel e Anna Paula Feminella – CUT-DF; Leide César – DFDOWN; IV. Francisco Djalma – APABB-DF; e os (as) Conselheiros (as) Governamental, Pedro Maurício – SEMOB-DF e Aline Couto – SES-DF. Além destes, A Subsecretária da Subin, Vera Lúcia e Riane Vasconcelos.
.
.
.
#reunião #encontrodigital #cidadania #coddededf #acessibilidade #DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário