sexta-feira, 2 de abril de 2021

#Informação 🗣️📣
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O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.
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Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
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Quando nos conscientizamos, as pecas se encaixam!
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#LegendaAcessível: A imagem tem na parte de cima mãos segurando um laco com estampa de quebra-cabeças. Abaixo podemos ler: “Dia Mundial de Conscientização do autismo – 2 de abril”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

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#abrilazul #autismo #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal

Sexta-Feira Santa


 

Que nesta sexta feira santa possamos repensar os nossos atos, nos purificar e pedir perdão para aquele que sacrificou sua vida por nós: Jesus Cristo!
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Um dia abençoado para todos nós! 🙏🕊️

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#LegendaAcessível: A imagem possui um fundo azul e a imagem da Cruz do calvário. Abaixo lê-se: " Que nesta sexta feira santa possamos repensar os nossos atos, nos purificar e pedir perdão para aquele que sacrificou sua vida por nós: Jesus Cristo!". No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

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#sextasanta #pessoascomdeficiencia #distritofederal #paixãodecristo #coddededf

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Vale Lembrar!


 

#Coronavírus 🦠
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Com a notícia sobre a compra direta dos imunizantes pelo GDF será que as Pessoas com Deficiência serão finalmente inseridas no grupo de PRIORIDADE ?.
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Fica aqui o questionamento 🤷🏼‍♀‍
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⚠️É preciso lembrar que a exclusão total das pessoas com deficiência ao grupo prioritário fere os direitos declarados na Constituição Federal. Por isso é imprescindível a inclusão das pcds em fase prioritária de vacinação.
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Pessoas com Deficiência importam!!! ♿
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Coddede em ação!

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#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor azul. Nas extremidades da imagem temos detalhes em formato de vírus. Na parte superior, dentro de um box amarelo podemos ler: “Vacina Covid-19”. Abaixo dele temos o texto: “Com a compra direta dos imunizantes pelo GDF as Pessoas com Deficiência serão finalmente inseridas no grupo de #PRIORIDADE ??”. Abaixo do texto temos uma ilustração de 2 frascos de vacina contra a Covid-19 e uma seringa branca rodeados por círculos que contem o símbolo de uma cruz. No canto inferior direito temos a logomarca do Coddede. Fim da descrição.

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#vacina #covid19 #prioridade #pessoacomdeficiência #coddededf #gdf

Abril Azul


 

#AbrilAzul 💙
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Em abril inicia-se a campanha “abril azul” o mês escolhido para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.
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Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.
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👉🏻O Transtorno do Espectro Autista é constituído por diferentes graus. Enquanto uma parcela dos indivíduos diagnosticados com TEA são dependentes de cuidados alheios, outros são capazes de manter uma rotina comum de trabalho e estudos. Alguns pacientes apresentam até mesmo maior capacidade de atenção, memória e facilidade para o aprendizado de temas específicos.
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⚠️Por isso o diagnóstico precoce é essencial e o tratamento deve ser realizado de maneira intensiva.
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Que possamos dar mais visibilidade a essa campanha e auxiliar no reconhecimento do Autismo. 👏👏
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#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor azul claro. No centro dentro de um quadrado um laco multicolorido formado por quebra cabeças. Na imagem podemos ler: “Entender/ amar / Incluir”. Abril azul – Mês de conscientização do Autismo”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

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#abrilazul #autismo #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal

quarta-feira, 31 de março de 2021

Saiba Mais!


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De acordo com A Lei nº 8.899/1994, concede o passe livre às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de viagem de transporte coletivo interestadual.
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Você pode pedir o benefício de duas formas:
➡️Da forma manual: você deve imprimir os formulários do site (http://portal.infraestrutura.gov.br/ ), preenchê-los e entregar ou enviá-los pelos Correios juntamente com os documentos solicitados 👇🏻.
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✅Formulário para Requerimento de Beneficiário;
✅Declaração da Composição e Renda Familiar (que consta no verso do requerimento) preenchidos e assinados;
✅Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE emitido no máximo a 1 ano. Lembre-se de que, se você necessitar de acompanhante, é necessário que o atestado/relatório conste com a declaração do médico de que você necessita de acompanhante para a sua locomoção;
✅1 foto 3x4 colorida com fundo branco;
✅Documento de Identificação;
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⚠️Se você necessitar de Acompanhante é preciso ter em mãos o CPF; Doc. de Identificação e Renda do acompanhante e de todos os familiares, além do Grau de parentesco dos seus familiares. Neste caso você deverá preencher também o Formulário para requerimento de acompanhante.
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➡️Pela Internet: você faz tudo pelo computador! Basta acessar o passelivre.infraestrutura.gov.br/ preencher os campos e fazer upload dos documentos necessários.
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Está na Lei, portanto se você foi vítima de algum caso que viole esses direitos... Entre em contato conosco ou 📞 disk 100 e denuncie.
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#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos uma foto de uma mulher caderante em frente de um ônibus de viagens interestaduais. Abaixo podemos ler: “Saiba Mais -Pessoa com deficiência tem direito ao Passe Livre Interestadual)”. Abaixo em um box azul podemos ler: “lei nº 8.899, de 29/06/1994”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.
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terça-feira, 30 de março de 2021

O brincar como ferramenta de inclusão!


 

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Crianças com e sem deficiência se beneficiam de brincadeiras inclusivas na Educação Infantil. O brincar, o aprender e o conhecer andam juntos. Essa prática é essencial na vida das crianças e deve ser prioridade diária em uma concepção inclusiva de educação.
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No entanto é importante que ela seja feita de forma adaptada às diferentes necessidades, ou seja, utilizar os meios comunicativos de que a criança necessita, facilitando o conjunto de suas aprendizagens.
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Estimular essa prática é proporcionar bons momentos de diversão, lazer, estímulo sensorial e criativo e interação social. Pois para qualquer idade na infância o brincar é algo natural, preparam as crianças para a vida e contribuem na construção das relações interpessoais, então, mudanças nas práticas educativas são necessárias para que haja inclusão escolar em respeito às diferenças individuais..
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#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos 2 crianças brincando, uma é cadeirante e a outra não é. Abaixo podemos ler: “O brincar como forma de inclusão”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

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segunda-feira, 29 de março de 2021

Infantilização da Pessoa com Deficiência!


 

#Informação 🗣️📣

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Em nossa cultura, atingir a idade adulta significa ser capaz de se manter, assumir responsabilidades sociais e legais e partir para uma vida independente.

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A superproteção e a infantilização da pessoa com deficiência não é algo muito positivo. Apesar das limitações, superproteger não é a melhor solução. Quando uma pessoa é protegida em excesso ou quando é tratada de maneira infantilizada, não há oportunidade de desenvolvimento da conquista pela independência e da maturidade.

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A pessoa com deficiência deve ser tratada de acordo com sua idade e capacidade de escolha. Por isso não use frases muito simples ou no diminutivo, além de causar constrangimento, isso é uma forma de preconceito!

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#LegendaAcessível: Na parte superior da imagem temos 1 pessoa com síndrome de Down com o rosto triste.  Abaixo podemos ler: “infantilização da Pessoa com deficiência - Trate ela de acordo com sua idade e capacidade de escolha”. Abaixo em um box azul podemos ler: “#inclusão”. No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD. Fim da descrição.

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#infantilizaçãodaspessoascomdeficiência #inclusão #respeito #pessoacomdeficiência #coddededf #distritofederal