#Repost @sepd_df• • • • • •✅ A sala da Central de Interpretação em Libras passa por reformas para melhor receber ao público. Enquanto isso, o atendimento para a comunidade surda é realizado em outro ponto, na Estação 112 Sul.•👉🏼 Neste vídeo, o gerente da CIL, @alexandre_libras, mostra onde é o novo espaço.
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#LegendaAcessível: Vídeo de 1 minuto e 27 segundos. Ele é narrado em Libras. Nele, o gerente da Central de Libras, Alexandre Castro, que veste uma camisa social vermelha e calça preta está em frente ao espaço da CIL, que passa por reforma, e explica que a sala foi provisoriamente transferida. Aos 15 segundos de vídeo, aparece o texto "A Central de Interpretação em Libras está em outro ponto da Estação 112 Sul". Em seguida, ele se dirige até o novo espaço, que fica em frente às catracas do metrô. Todo esse caminho é filmado. Ele mostra como é o acesso e entra numa sala, onde há mesas de trabalho e computadores, indicando que o espaço está pronto para receber os usuários surdos. Ele também explica que a equipe de intérpretes já está disponível para atender à comunidade surda e que, em caso de dúvidas, eles devem devem entrar em contato por meio do WhatsApp (61) 99361-3668.
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#SEPD #SecretariadaPessoaComDeficiência #Libras #Surdo #Acessibilidade
Nesta terça-feira (14), o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede-DF, reuniu com os representantes da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral, da Secretaria de Estado de Educação do DF, a fim de discutir o plano de ação da SEEDF, concernente ao retorno às aulas presenciais, neste momento de pandemia..Foram discutidos pontos, como acesso/disponibilização as ferramentas/notebook, internet, material impresso e se há uma cartilha de orientação de comportamentos dentro da sala de aula, de modo a coibir a propagação e probabilidade de infecção pelo coronavírus, demonstrando que há não um estudo que evidencia uma segurança para o retorno às aulas presenciais, diante da crescente evolução de pessoas infectadas pelo vírus, em todos o DF.
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Foram também abordados o ponto de atuação da Subin diante das especificidades dos (as) alunos (as) e professores/profissionais de educação com deficiência, bem como o aporte de investimentos pela SEEDF, objetivando o atendimento desse público presencialmente.
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O Coddede apontou sobre a delicadeza/peculiaridade que a situação demanda emprego desafiador de ações, de modo que estas, não discrimine ou trate com desigualdade no atendimento, às especificidades de cada aluno (a) com deficiência, uma vez que o diálogo com os órgãos de controle, prospecta no estreitamento e projeção de ações adequadas à situação.
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A Subsecretaria aduz que está tomando todas as medidas necessárias e projetando, o caminho mais eficaz para o retorno às aulas, e claro, que dependerá de toda a avalição e suporte da sala técnica que acompanha a evolução da propagação do coronavírus no Distrito Federal, ou seja, há uma intenção de retorno às aulas, razão pela qual está sendo discutido e afinado todas as ações possíveis, de modo a serem executados sem que haja prejuízo/infecção aos alunos e profissionais com ou sem deficiência.
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Afirma a Subin, que as dificuldades são muitas, mas que juntos podemos construir um caminho sólido por meio de diálogos como este, dilapidando, moldando e avançando.
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Participaram da reunião, a Presidente do Coddede, Ana Paula Batista, os (as) Conselheiros (as) da Sociedade Civil, Carlos Maciel e Anna Paula Feminella – CUT-DF; Leide César – DFDOWN; IV. Francisco Djalma – APABB-DF; e os (as) Conselheiros (as) Governamental, Pedro Maurício – SEMOB-DF e Aline Couto – SES-DF. Além destes, A Subsecretária da Subin, Vera Lúcia e Riane Vasconcelos.
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#reunião #encontrodigital #cidadania #coddededf #acessibilidade #DF
#ECA 📖👶🏻🧒🏾🧸⚽.O Estatuto da Criança e do Adolescente completa hoje 30 anos! 🎉.Conhecido pela sigla ECA, ele prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. Além disso, estabelece os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos.
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Três décadas após, o ECA permanece como referência na garantia de direitos, como educação, saúde, proteção integral.
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Ao longo desse tempo, ele mudou a vida de centenas de meninos e meninas, mas ainda há muito a ser feito. 💪
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#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto de três crianças brincando e sorrindo. Na parte de baixo lê-se: “30 anos ECA – Estatuto da criança e do Adolescente – A proteção que toda criança precisa”. No canto inferior direito temos a logomarca do CODDEDE e SEPD.
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#ECA #crianças #adolescentes #estatudodacriançaedoadolescente #ECA30anos #saúde #inclusão #cidadania #pcd #pessoacomdeficiência #coddededf #acessibilidade #DF
#Informação.13 de julho é o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e /Hiperatividade (TDAH). 🧩.Essa data foi criada com o objetivo de ampliar o acesso ao público de informações atualizadas sobre a temática.
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O transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade que frequentemente surgem na infância e acompanham o indivíduo por toda vida.
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Por se tratar justamente de um transtorno, não há cura para TDAH, mas há formas de tratar e controlar os sintomas.
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É importante salientar que existe tratamento, se seguido à risca, pode melhorar a qualidade de vida do paciente.
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#pracegover: A imagem tem ao fundo a foto de uma criança de cabelos encaracolados, usando um casaco nas cores: Laranja, vermelho e verde. Ela está desatenta olhando para cima e ao seu lado há uma pilha de livros.
Abaixo lê-se: “Dia Mundial do TDAH – 13 de julho”. Na parte superior temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
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#diamundialdotdah #defictitdeatençãoehiperatividade #atenção #aprendizagem #psicologia #psicopedagogia #saúde #inclusão #cidadania #coddededf #acessibilidade #DF