#Respeito
.
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
.
Essa data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir para que não aconteçam novos casos.
.
Há vários tipos de violência contra pessoas idosas. A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
.
O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Ele acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis governamentais ou institucionais de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
.
👉🏻 Como denunciar?
.
Pelo Disque 100 📞
.
Delegacia do Idoso mais próxima (em caso de ausência de uma delegacia especializada, a denúncia pode ser registrada em qualquer unidade).
.
E pelo DECRIN - Delegacia Especial de Repressão aos crimes por discriminação racial, religiosa ou por orientação sexual ou contra a pessoa idosa ou com deficiência - (61) 3207-4242.
.
.
#pracegover: A imagem tem duas mãos, uma com aspecto jovem e outra com aspecto envelhecido, ambas estão se tocando de forma carinhosa. Na parte de cima da imagem lê-se: “O respeito não envelhece - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho”. Na parte inferior direita temos as logomarcas do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CODDEDE e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência – SEPD.
.
.
.
#idoso #diamundialdeconscientizaçãodaviolênciacontraapessoaidosa #respeito #cuidado #lei #direitos #pessoascomdeficiencia #inclusão #cidadania #coddededf #direitoshumanos #respeito #gdf #sepddf
Nenhum comentário:
Postar um comentário