Nesta quinta-feira (23), o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, reuniu com as representantes, Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral Vera Lucia Ribeiro de Barros e Riani Natália Vasconcelos – Diretora de Educação Inclusiva e Atendimento Educacionais Especializados da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE, para requerer, ações positivas ao fortalecimento das salas de recursos nas unidades escolares do Distrito Federal, ao tempo de defender e garantir o direito dos alunos (as) com deficiência.
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Levando em consideração as diretrizes para oferta do atendimento educacional especializado, conforme Decreto Federal n° 7.611/2011, a Presidente Ana Paula Batista, demonstrou preocupação a SEE, do porquê da exigência de quantitativo mínimo para abrir as salas de recursos, haja vista que o ideal seria que o aluno recebesse o atendimento especializado na própria escola do seu ensino regular.
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Os Conselheiros Carlos Maciel, Justino Bastos e Leide César, endossaram a importância das salas de recursos, no processo de aprendizagem dos alunos e sendo necessário que a SEE nos apresente oficialmente os dados quantitativos das salas de recursos existentes e o número de alunos atendidos por região administrativa.
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Outros pontos abordados pelo Conselho, foram sobre o baixo efetivo de professores nas salas de recursos, inclusive na escola de música, bem como a preocupação sobre a efetividade de uma sala de recurso itinerante e o deslocamento dos alunos (as) com deficiência para acessá-las, pois há prejuízo e perda de vínculo entre os alunos e professores.
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As representantes da SEE, registraram o empenho da Secretaria, para garantir o desenvolvimento pleno das salas de recursos, objetivando o atendimento capacitado e especializado dos alunos (as) com deficiência do Distrito Federal, e que tal exigência, seria tão somente para fins logísticos, mas que não haveria qualquer prejuízo aos atendidos, ou seja, que não haverá fechamento de salas de recursos. Comprometendo ainda, a disponibilizar as informações ao Coddede, sobre o quantitativo de alunos (as) com deficiência atendidos no DF, bem como a quantidade de salas abertas e as suas respectivas ações estratégicas das matrículas.
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O Coddede continuará no monitoramento dos desdobramentos dessa pauta.
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“Nada sobre nós, sem nós”
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#CardAcessível: A imagem tem na parte superior a foto de uma sala de aula com alunos junto à carteira escrevendo em um papel. Um desses alunos está sentado numa cadeira de rodas. Abaixo da imagem podemos ler: “Urgente” “CODDEDE COBRA EXPLICAÇÕES A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO” “Sobre exigência de quantitativo mínimo de alunos com deficiência por turno, para abertura das salas de recursos nas unidades escolas”. No canto inferior direito temos as logomarcas do Coddede-DF e SEPD. Fim da descrição.
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