Nessa quinta-feira (27), a Comissão Temática da Vacina, do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal – Coddede, reuniu com os representantes das Subsecretarias (Vigilância em Saúde e Planejamento em Saúde) e o Comitê Gestor de Operacionalização da Campanha de Vacinação no Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES, objetivando o cadastramento imediato e agendamento para vacinação das pessoas com deficiência, afastando o critério de renda, como medida de tratamento com equidade ao segmento.
Mais uma vez, a Presidente do Coddede, Ana Paula Batista, apela pela conscientização das autoridades, que a priorização do segmento das pessoas com deficiência é a medida que se impõe, afinal, temos direito a prioridade, em qualquer circunstância, além disso, o objetivo da reunião, foi de demonstrar, o equívoco nos critérios utilizados nessa fase, indo na contramão de todos os outros grupos priorizados, a exemplo, os dos idosos e, incluindo novas categorias de trabalhadores sem qualquer critério técnico, antes mesmo de finalizar os grupos prioritários.
Imbuídos na defesa dos direitos do nosso segmento, os Conselheiros da CT da Vacina do Coddede, demonstram a equipe da SES, pontos sobre a autonomia do DF, para modificação do plano distrital de vacinação, a fim de que fosse de fato e de direito, priorizadas as pessoas com deficiência em sua plenitude.
Demonstrou ainda a falta de acesso e acessibilidade plena no site de cadastramento e agendamento da vacina, bem como a instabilidade e escassez de informações concretas e claras, sobre o processo de imunização.
A SES disse que está garantida a 2ª Dose e que além disso, foram incluídas as doenças neuroimunológicas, que consequentemente, mais pessoas com deficiência que possuem comorbidades, serão contempladas, conforme a Circular n.º 27/2021 - SES/SVS/CGVAC-COVID19.
Como um dos encaminhamentos, restou ao Comitê Gestor de Operacionalização da Campanha de Vacinação no DF, a avaliação para viabilizar imediatamente o cadastramento das pessoas com deficiência, sem o critério de renda, e a vacinação de acordo a idade e disponibilidade de doses.
Nenhum direito a menos.
O Coddede está transitando por todos os locais necessários e possíveis, de acordo com as suas atribuições.
.
.
#CardAcessível: A imagem tem as cores cinza, branco e verde. Na parte superior direita temos o texto: “Vacinajá Pessoa com Deficiência”. A parte central temos o texto: “Coddede exige vacinação imediata para o segmento PCD, sem critério de renda – Não aceitaremos nenhum direito a menos”. Abaixo temos a logomarca do Coddede. Fim da descrição.
-
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário