.
Hoje é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme.
.
A doença falciforme é considerada deficiência para todos os efeitos legais. Anemia falciforme é um tipo de hemoglobinopatia, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
.
A detecção é feita através do Teste do Pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade.
.
Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção.
.
Gostou da informação? Compartilhe!
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem ao fundo uma foto de equipamentos de laboratório para fazer o exame em material sanguíneo, na imagem podemos ver uma parte com as hemácias em formato de foice. Abaixo lê-se: “27 de outubro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme” . No canto inferior direito temos as logomarcas do CODDEDE e SEPD.
-
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário