O Coddede recomenda à Unidade de Administração da Rodoviária e Área Central de Brasília – Uarb, providências necessárias, para garantir os direitos das pessoas com deficiência, circulantes no Terminal.
.
O Conselho, após provocação, observou que há limitação do horário de funcionamento dos equipamentos (elevadores e escadas rolantes) no Terminal Rodoviário do Plano Piloto (TRPP), bem como, que não há disponibilidade de colaboradores (brigadistas) suficientes ao número diário de circulantes, impedindo substancialmente, a livre circulação/mobilidade desse segmento, pois os horários de funcionamento dos equipamentos, não condiz e não é proporcional, ao horário de funcionamento dos ônibus e metrô.
.
Assim, tendo em vista tratar-se de violação dos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e considerando as atribuições da Uarb, o Coddede recomendou a tomada de providências, com a brevidade que o caso demonstra, de modo a garantir o funcionamento dos equipamentos (escadas rolantes e elevadores), durante todo o período de funcionamento do metrô e ônibus, em todos os dias da semana, bem como a oferta de brigadistas que possam auxiliar na mobilidade das pessoas com deficiência.
.
Na oportunidade, ressaltou como indispensável, o funcionamento das escadas rolantes na sua plenitude, ou seja, que sejam ativadas nas funções (subir e descer), simultaneamente, e não, em períodos distintos.
Acesse a íntegra do Ofício, por meio do link:
.
“Nada sobre nós, sem nós”
.
.
#LegendaAcessível: A imagem tem o fundo na cor azul escuro. No centro há um box branco com o símbolo de um cadeirante segurando um megafone, na cadeira de rodas está o símbolo do Coddede-DF. Abaixo dele lê-se: "Coddede Informa - #exercíciodacidadania". Abaixo temos as logomarcas do Coddede e do GDF.
-
-